Livro aborda planejamento de prótese sobre implante

Foi lançado no início do ano, durante o 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), o livro “Resoluções Protéticas com Implantes Osteointegrados”, tendo como autor principal, Renato de Freitas, docente do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Também são autores do livro: Pedro César Garcia de Oliveira, docente do Departamento de Prótese da FOB/USP e três ex-alunos de Pós-Graduação da FOB/USP: José Luiz Góes de Oliveira, Leandro de Moura Martins e Antonio Alves de Almeida Junior. O livro foi editado pela Livraria Santos Editora.

O professor Renato de Freitas esclarece que o livro é bem abrangente sobre o tema de prótese implanto retida, sendo direcionado a alunos de graduação e cirurgiões-dentistas clínicos mais experientes, que necessitam se atualizar com a prótese sobre implante.

Freitas informa que o implante dental existe desde 1985, mas em 1995 é que ele começou a ser mais utilizado em sua clínica e na FOB/USP onde é professor. Nesta mesma época o implante já estava disponível comercialmente no Brasil para os cirurgiões-dentistas. Mas, talvez por falta de informação ele não foi muito utilizado.

“Assim, não existia um livro com todas as orientações necessárias de planejamento específico para este tipo de prótese. Isto porque o implante é utilizado para repor a estrutura do dente que se perdeu, incluindo a coroa e a raiz”, acrescenta o professor.

Em cima deste implante pode-se fazer uma prótese (coroa) de porcelana ou de acrílico reabilitando os portadores deste tipo de prótese a uma mastigação eficiente, fonação e estética aprimorada.

O livro propõe as alternativas no planejamento de prótese sobre implante, oferecendo a possibilidade de prótese cimentada ou parafusada, a indicação da união do dente adjacente ao implante, enfim todas as opções de planejamento.

Freitas é formado há 22 anos e atua há 20 anos como professor da FOB/USP em período parcial, e também trabalha em sua clínica particular, onde ministra cursos de aperfeiçoamento, sendo que essa experiência acumulada foi fundamental para a confecção deste livro de prótese sobre implante.

Outra questão abordada pelo professor é que atualmente o cliente tem uma exigência estética nos tratamentos odontológicos. Desta forma, o livro apresenta diferentes alternativas protéticas que propiciam uma estética excelente, levando em conta também a funcionabilidade (oclusão) e a durabilidade. Para o professor, o livro desmistifica a implantodontia para os cirurgiões-dentistas, tornando-a uma opção fácil nas reabilitações orais atuais.

Segundo Freitas, esta obra o faz sentir um homem realizado. Isto porque conforme afirmação na dedicatória do seu livro, o cubano José Martí Pérez fala que para um homem se sentir realizado necessita alcançar três objetivos: plantar uma árvore (Freitas tem por volta de 100 bonsais); ter um filho (o professor tem duas filhas, Isadora e Maria Eugênia) e escrever um livro, sonho que acontece agora.

Jornalista responsável: Marianne Ramalho, Mtb. 15.744/fones: (14) 3235-8385 ou (14) 8143-4517.