TUSP realiza em Bauru XVI Circuito

TUSP_02 (2)No dia 8 de maio acontece em Bauru, o “XVI Circuito Tusp” integrado por três eventos: um espetáculo, um workshop e uma mesa-redonda sobre Teatro Documentário.

As atividades são gratuitas e abertas à população em geral e acontecem no Espaço Protótipo, localizado na Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro, em Bauru (SP).

Terrenos

Apresentado em 8 de maio, às 20h, no Espaço Protótipo o espetáculo “Terrenos” é um documentário cênico sobre “A Morte na Vida da Grande Cidade” contemplado pelo Programa de Ação Cultural de Espetáculo Inédito e Temporada Teatral e surge de uma série de interferências em lugares públicos da Companhia Teatro Documentário,  gerando nos  envolvidos uma  profunda reflexão sobre a dinâmica da cidade.

Entre o docudrama e o documentário cênico, a encenação parte do relato de uma senhora de 98 anos, Francisca, sobre as mortes que a acompanharam na decisão por sair do interior e vir para capital.

Com direção de Marcelo Soler a Companhia Teatro Documentário pretende com esse trabalho trazer para os palcos a possibilidade de denúncia por meio do discurso cênico a partir de comprovação documental.

Formada em 2006 a Companhia Teatro Documentário busca em suas experimentações cênicas documentais unir procedimentos artísticos às ações sociais. Em sua trajetória as questões que habitam o universo da memória nas relações do homem com a cidade fundamentaram os últimos trabalhos do grupo.

Mesa-Redonda

Em 8 de maio, às 14h, no Espaço Protótipo acontece a Mesa-Redonda “Teatro Documentário – entrelaçamentos entre o estético, o  pedagógico e a não ficção?”.

Convidados: Ferdinando Martins, diretor do Teatro da USP e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Marcelo Soler, diretor da Companhia de Teatro Documentário.

O encontro pretende apresentar o campo de pesquisa ocupado pelo que se designa como teatro documentário, buscando a necessidade de trabalhar com um termo agregador, que não estigmatize a criação de rótulos, assim como uma tipologia sistemática e ordenada.

Workshop: Práticas em Teatro Documentário

No dia 8 de maio, às 15h30, no Espaço Protótipo a Companhia de Teatro Documentário compartilha com os participantes um processo de trabalho similar ao que a Companhia desenvolve em seus processos criativos.

Ao pesquisar, selecionar e articular prioritariamente dados de não-ficção para construir em cena o que se deseja comunicar, evidencia-se um ponto de vista sobre o que se viu, ouviu, sentiu. Documentar algo é ter uma perspectiva histórica sobre as coisas e não se eximir de opinar sobre a realidade.

Coordenador: Marcelo Soler, doutor e mestre em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro) pela ECA/USP e autor dos livros: Quanto vale um cineasta brasileiro?  livro/documentário sobre a vida e obra do cineasta Sérgio Bianchi e Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção (Hucitec).

As inscrições do workshop podem ser feitas no e-mail: xykoperes@usp.br

Informações adicionais com Francisco Peres podem ser obtidas nos telefones:
(14) 98174-6273 ou (11) 99798-1988.

Foto: Apresentação do espetáculo “Terrenos”

Crédito das fotos: Arquivo da Companhia Teatro Documentário

Marianne Ramalho (MTb.15.744)