FOB sedia Encontro de Motricidade Orofacial

abramoNo próximo dia 03 de junho, a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) irá sediar o IX Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial.

Com o tema “Interfaces em Motricidade Orofacial”, o evento busca promover a atualização científica e profissional aplicada à prática clínica em motricidade orofacial. A troca de informações, o estabelecimento de parcerias em projetos de pesquisa e a divulgação dos estudos mais recentes da área também estão na pauta da programação.

Promovido pela Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (Abramo), com a FOB-USP e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP), o encontro reunirá pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins, como cirurgiões-dentistas, médicos e fisioterapeutas, entre outros.

Enfim, o congresso é direcionado a pessoas interessadas por temas relacionados aos aspectos morfológicos e funcionais do sistema estomatognático, com destaque para as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.

A professora Giédre Berretin-Felix, coordenadora do evento, revela que a proposta temática deste ano surgiu das características do campus USP Bauru, “um importante polo de formação em Odontologia e Fonoaudiologia, além de contar com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (o Centrinho), referência no tratamento das malformações craniofaciais e modelo de atuação interdisciplinar”.

Berrentin-Felix destaca da programação, que prossegue até o dia 04 de junho, as oficinas ministradas por pesquisadores da USP e outras instituições de ensino do país, palestras interdisciplinares com temas relacionados à Odontologia e Medicina, além da visita ao Centrinho.

“Na programação serão abordados os temas: apneia obstrutiva do sono, cirurgia ortognática, ortopedia funcional dos maxilares, reabilitação oral protética, disfunção temporomandibular, fissura labiopalatina e síndromes craniofaciais”, acrescenta.

Os organizadores preveem a participação de 450 inscritos de todos os estados do Brasil e do exterior. Para inscrição, programação completa e outras informações, acesse www.abramofono.com.br/index.php/9ebmo/.

Luís Victorelli (MTb 21.656)