Professor José Sebastião dos Santos é superintendente pro tempore do HRAC

Coordenador do Curso de Medicina da USP-Bauru assumiu a função no HRAC-USP no dia 13/03 |

O professor José Sebastião dos Santos, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da USP-Bauru, assumiu a função de superintendente “pro tempore” do HRAC/Centrinho-USP no dia 13 de março. A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 1º de março, por meio de portaria do reitor da USP, Vahan Agopyan.

Graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) em 1984, o professor José Sebastião dos Santos tem Residência Médica em Cirurgia Geral (1986) e em Cirurgia Digestiva (1988) pelo Hospital das Clínicas (HC) da FMRP-USP; Mestrado (1993), Doutorado (1997) e Livre-Docência (2008) em Cirurgia pela FMRP-USP; especialização em gestão hospitalar pelo Ministério da Saúde (2003); estágio de aperfeiçoamento na Divisão de Transplante de Pâncreas e Rim na University of Minnesota, nos Estados Unidos (2003); e MBA em gestão de organizações de saúde pela Fundace e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP (2004).

Já foi diretor da Unidade de Emergência do HCFMRP-USP (1999-2003), consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Ministério da Saúde (2004) e Secretário Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (2005-2006).

Atualmente, é professor associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP, com produção científica divulgada em âmbito nacional e internacional, Coordenador do Serviço de Cirurgia e Endoscopia Digestiva do HCFMRP-USP, e presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da USP-Bauru.

Nova direção da FOB-USP
E no último sábado, dia 10 de março, teve início o mandato dos novos diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), professores Carlos Ferreira dos Santos e Guilherme dos Reis Pereira Janson, eleitos em dezembro de 2017.

O professor Carlos Ferreira dos Santos é cirurgião-dentista pela FOB (1993); mestre (1997) e doutor (2002) em Ciências (Farmacologia) pela FMRP-USP; livre-docente (2006) e professor titular da FOB (2011). Realizou estágio de Doutorado-Sanduíche (2000-2001) e Pós-Doutorado (2008-2009) no Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos. É editor associado do Journal of Applied Oral Science; membro efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Association for Dental Research (IADR); e coordenador da área da Saúde da Fapesp. Foi vice-diretor da FOB – na gestão 2014-2018 – e superintendente substituto do HRAC entre 2016 e 2018.

Pró-reitora de Bauru
Já a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da FOB na gestão 2014-2018 e superintendente do HRAC entre 2016 e 2018, é a nova pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Ela é a primeira docente da USP-Bauru a ocupar função de pró-reitora da Universidade. De 2006 a 2010, outra docente da FOB atuou na Reitoria, a professora Maria Fidela de Lima Navarro – diretora da Faculdade na gestão 2002-2006 –, mas no cargo de secretária geral.

A indicação dos novos pró-reitores foi aprovada e homologada pelo Conselho Universitário da USP no dia 13 de março, em São Paulo. Os demais pró-reitores são: Edmund Chada Baracat (Graduação); Carlos Gilberto Carlotti Junior (Pós-Graduação) e Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pesquisa).

Uma das principais responsáveis pela criação e implantação do curso de Medicina da USP-Bauru, a professora Maria Aparecida Moreira Machado permanecerá com atividades acadêmicas e de pesquisa no campus de Bauru, onde atua desde 1990 como professora da Disciplina de Odontopediatria, sendo desde 2009 como professora titular.

(Fotos: Denise Guimarães, FOB-USP)