USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centro de Pesquisa Clínica da FOB reconhecido pela Câmara Municipal

No dia 16 de abril, a partir das 16h30, a Câmara Municipal de Bauru entregou uma Moção de Aplauso ao Centro de Pesquisa Clínica da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Por iniciativa do vereador José Roberto Martins Segalla a Moção foi entregue ao diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos e ao professor Paulo Sérgio da Silva Santos, vice-coordenador do Centro de Pesquisa Clínica.

A Moção foi entregue pelos cinco anos de existência do Centro de Pesquisa Clínica da FOB, pelo trabalho prestado aos pacientes com câncer de Bauru e região.

A Câmara Municipal de Bauru localiza-se na Praça Dom Pedro II, número 1-50.

O Centro

O Centro de Pesquisa Clínica foi criado em abril de 2013, na gestão do professor José Carlos Pereira como diretor da FOB.

Seu objetivo é abrigar as áreas de Pesquisa Clínica em Odontologia, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (Oncológicos e transplantados de órgãos e tecidos) e a área de Dor orofacial. Hoje só trabalha nas duas primeiras áreas citadas, com desenvolvimento de pesquisas e assistência à população de pacientes oncológicos e transplantados.

O professor Paulo Santos esclarece que sua atuação no Centro é uma área multidisciplinar, que agrega docentes de várias especialidades da odontologia, da fonoaudiologia e com alunos de pós-graduação que realizam as pesquisas de mestrado e doutorado nas áreas de odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e biologia oral.

No campus da USP de Bauru, o Centro localiza-se ao lado da Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS), funciona em horário comercial e na área de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

O atendimento ao público de pacientes oncológicos e transplantados é feito mediante encaminhamento do médico da especialidade que atende ao paciente, seja oncologista ou transplantador.

Foto: Da esquerda para a direita o aluno Angel Terrero Perez e o professor Paulo Santos atendem paciente no Centro de Pesquisa Clínica da FOB

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)

Marianne Ramalho, MTb. 15.744