USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Abertas as inscrições para mestrado e doutorado no HRAC

São oferecidas 28 vagas; processo seletivo e disciplinas neste segundo semestre serão integralmente on-line; inscrições até 19/07, pela internet

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Ao todo, são ofertadas 28 vagas, 17 para mestrado e 11 para doutorado, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, com início em 14 de agosto de 2020. Os cursos são gratuitos.

Em razão da pandemia de covid-19, o processo seletivo e também as disciplinas neste segundo semestre serão oferecidas integralmente no formato on-line. Excepcionalmente, não será cobrada taxa de inscrição para este processo seletivo.

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade de dedicação às atividades do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no site do HRAC-USP, até às 18h do dia 19 de julho. A seleção será composta por questionário escrito, prova específica e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line, nos dias 05 e 06 de agosto.

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis no site www.hrac.usp.br/mestrado-doutorado/processos-seletivos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Diferenciais
Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP é oferecido desde 1998 e tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

O Programa visa formar recursos humanos altamente qualificados, capazes de atuar com liderança na docência e na pesquisa, e de contribuir com a geração de novos conhecimentos. A Pós-Graduação do HRAC-USP se destaca ainda por propiciar amplas possibilidades de internacionalização, por meio de convênios firmados com grandes universidades de diferentes partes do mundo: América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Pioneiro no país e reconhecido como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o HRAC-USP é referência no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiências auditivas. Registra mais de 120.000 pacientes já atendidos (sendo 53.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.600 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais, inclusive do exterior.

(Foto: Defesa realizada no HRAC-USP em 2019 / Acervo HRAC-USP)