USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro: Direito e reabilitação da pessoa com deficiência

Pré-evento do Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas do HRAC-USP, Encontro é voltado a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados, e acontece no dia 23 de março; as inscrições estão abertas

Será realizado no dia 23 de março, no Teatro Universitário da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru, o 1º Encontro Brasileiro de Direito à Reabilitação da Pessoa com Deficiência.

Voltado a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados, o Encontro é um pré-evento do 7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, que acontece em Bauru nos dias 24 e 25 de março e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da instituição.

Em sua primeira edição, o Encontro terá como tema “A reabilitação começa na Universidade”. A programação abordará tópicos como direitos civis da pessoa com deficiência, Direito do Trabalho, bioética, reabilitação e planos de saúde, contratação e mercado de trabalho para esse público, e o estereótipo e o humano.

Entre os palestrantes convidados estão renomados especialistas na área do direito das pessoas com deficiência: Eduardo Tomasevicius Filho, professor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (FD) da USP; Franciane Aparecida Rosa, juíza substituta do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e paciente do HRAC-USP; Henderson Fürst, professor de Direito Constitucional da PUC-Campinas e presidente da Comissão Especial de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), cargo que também ocupou no Conselho Federal da OAB (2019-2022); Josinaldo Leal de Oliveira, advogado e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Juliana Alves, cientista social pela USP com experiência na liderança de equipes de recrutadores de grandes empresas; e Luciano Braz da Silva, advogado e pós-doutorando da Faculdade de Direito (FD) da USP.

O Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) fica localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP. Inscrições e programação no site https://hrac.usp.br/eventos/. O programa completo com os horários será divulgado posteriormente pelos organizadores. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br.

Serviço
1º Encontro Brasileiro de Direito à Reabilitação da Pessoa com Deficiência
Quando: 23/03/2023
Onde: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados
Inscrições gratuitas e programação: site https://hrac.usp.br/eventos/
Mais informações: e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br
Organização: Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP