USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Profª Andréa Cintra é reeleita presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia

O pleito se deu por votos de um colegiado formado por membros conselheiros de nove Conselhos Regionais distribuídos em diferentes estados da federação.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª), que representa 52.518 profissionais da área em todo o País, reelegeu a fonoaudióloga e professora Andréa Cintra Lopes, do curso de Fonoaudiologia da FOB-USP, para o cargo de presidente da entidade. O pleito se deu por votos de um colegiado formado por membros conselheiros de nove Conselhos Regionais distribuídos em diferentes estados da federação.

A professora Andréa, que integra a 2ª Região, CRFª de São Paulo, informa que entre as principais pautas do Conselho está o fortalecimento da atuação junto aos órgãos governamentais, à sociedade e à população, que, “em geral são desafios que exigirão, como nunca, capacidade de diálogo e planejamento, experiência de gestão e coragem para o enfrentamento”.

A fonoaudióloga afirma que isto significa ter a parceria da sociedade para temas sensíveis como, entre outros, a inserção do fonoaudiólogo em políticas públicas, “fortalecendo nossa presença de forma remota ou presencial e buscando, por meio dos esforços de todos os conselheiros, corpo funcional, membros das comissões e parceiros, mais conquistas, mesmo com esse cenário desafiador”. Mas, “é nos desafios vivenciados que reconhecemos o quanto somos fortes”.

Transparência de gestão

Em seu segundo mandato, que é anual e com o cargo da presidência eleito pelo 14º Colegiado da entidade, o primeiro se deu em 2022, Andréa destaca o posicionamento do CFFª como fonte de informação primária e completa sobre novas legislações e temáticas relevantes que impactam o dia a dia do profissional. “Tivemos um crescimento notável em nossas mídias sociais, nos canais de fale conosco, que também se tornaram canais de apoio, tirando dúvidas recorrentes e tornando o Conselho cada vez mais próximo dos nossos registrados”.

Outro ponto observado com atenção pela presidente reeleita tem a ver com a questão da transparência de gestão. “Todos os nossos resultados foram detalhados no relatório de gestão que podem ser acessados no Portal Transparência do CFFª, uma das exigências do TCU. Estes resultados, que são fruto de um trabalho comprometido, realizado por todo o colegiado unido em um propósito: fortalecer a entidade e, consequentemente, engrandecer a Fonoaudiologia”.

Sobre as perspectivas relativas ao novo mandato, lembra que “a ação integrada e colaborativa do 14º Colegiado, faz-se mediante a muita coragem para enfrentar este ano e, mesmo com tantas dificuldades, entregar a nossa contribuição para a Fonoaudiologia, para a sociedade e para um país em que todos tenham acesso à saúde”.

Novos desafios

A fonoaudióloga e professora Andréa Cintra Lopes registra que o seu primeiro ano de gestão foi encerrado com a sensação de “dever cumprido, atingindo metas, inovando em nossas ações e entregando a nossa contribuição para uma classe mais coesa, fortalecida e valorizada”. Mas insere na pauta deste novo período novos desafios, entre eles promover maior aproximação e diálogo com os conselhos regionais por meio de gestão participativa e democrática e empenhar esforços na otimização do processo de trabalho em sistema, com maior integração entre as Regionais.

E destaca ainda conquistas com ações que foram desenvolvidas ou estão em desenvolvimento, como a promoção e capacitação dos conselheiros e funcionários do Sistema de Conselhos, por meio de educação continuada; aprimoramento do sistema de governança e planejamento estratégico; participação de ações promovidas pelos conselhos regionais; implementação da ouvidoria do CFFª; criação de um sistema eletrônico de comunicação e tramitação de processos e documentos dentro do Sistema de Conselhos e aperfeiçoamento do processo de avaliação dos servidores técnicos e administrativos.

O lema da atual gestão é: Coragem para enfrentar os desafios, respeito à acessibilidade, diversidade e a defesa dos direitos humanos, sobrepondo a todos o predomínio da ética.

Dirigentes

14º Colegiado do Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFª

Diretoria: Andréa Cintra Lopes, presidente. Charleston Teixeira Palmeira, vice-presidente. Jozélia Duarte Borges de Paula Ribas, diretora secretária. Maria Esther de Araújo, diretora tesoureira.

Conselheiros Efetivos: Ana Léia Safro Berenstein, Lea Travi Lamonato, Maria Esther de Araújo, Neyla Arroyo Lara Mourão, Raimundo de Oliveira Neto, Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, Andréa Cintra Lopes, Danilo Alves Mantovani, Charleston Teixeira Palmeira e Jozélia Duarte Borges de Paula Ribas.

Conselheiros Suplentes: Carla Aparecida de Vasconcelos, Cristiana Beatrice Lykouropoulos, Cristina Martins Bastos Schneider, Daniel de Carvalho Vaz, Jaqueline Maria Oliani Ijuim, Patrícia Monteiro de Barros Lopes, Karla Geovanna Moraes Crispim, Lilian de Moura Borges Cintra, Ana Karoline Furtado Dutra e Mariete Pires da Silva Barbosa

Breve currículo

Andréa Cintra Lopes. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Audiologia e Fonoaudiologia do Trabalho pelo CFFª. Especialização em Processos de Mudanças nos Cursos de Graduação da Área da Saúde pela FIOCRUZ. Aperfeiçoamento em Pedagogia Universitária pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Laboratório de Acústica e Vibração pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Orientadora da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) – USP-Bauru. Tutora do Dangerous Decibels Brasil (DDB), pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA), Tutora do PET Interprofissional, gestão e assistência. Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª), gestão 2022-2025 (14º Colegiado).Membro da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFª).

Foi Coordenadora do Comitê de Audição, do Departamento de Audição e Equilíbrio da SBFª, gestão 2017-2019. Foi Membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª. Região, gestão 20110/2013 (9º. Colegiado) e Gestão 2013/2016 (10º Colegiado), exercendo a função de Presidente da Comissão de Saúde e Tomada de Contas, membro das comissões de Audiologia e Ensino. Foi Membro do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª), gestão 2019-2021 (13º Colegiado), exercendo a função de Presidente da Comissão de Saúde do CFFª, Coordenadora do GT de Telefonoaudiologia e Teleducação do CFFª, Membro da Comissão de Ensino e Comissão de Audiologia.

Saiba mais sobre o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª) em http://fonoaudiologia.org.br/

Luís Victorelli (MTb 21.656)