USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Aula inaugural marca recepção dos alunos de cultura e extensão

Dra. Cleide Carrara, superintendente substituta em exercício e odontopediatra do HRAC. Foto: Rodrigo Sobral/HRAC

São 132 ingressantes em 16 diferentes cursos, como residências médicas e multiprofissionais, especializações, práticas profissionalizantes, atualização e difusão

Foi realizada, na manhã do dia 4/3, a aula inaugural dos cursos de cultura e extensão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Ministrada no Auditório “Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua”, no Bloco Didático 3 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), a aula inaugural marcou a recepção de 132 ingressantes de 16 diferentes cursos do HRAC-USP.

São eles: Residências Médicas em Anestesiologia e em Otorrinolaringologia; Residências Multiprofissionais em Saúde Auditiva e em Síndromes e Anomalias Craniofaciais; Especializações em Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e em Radiologia Odontológica e Imaginologia; Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Implante Coclear (Área de Fonoaudiologia) e em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Área Médica); Atualização em Ortodontia Interceptora e Ortopedia Facial; e Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

Boas-vindas e mensagens
Na abertura, a superintendente substituta em exercício do HRAC-USP e odontopediatra Cleide Felício de Carvalho Carrara deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou a história de 56 anos de atuação do Hospital na reabilitação das fissuras labiopalatinas, 39 anos na reabilitação das deficiências auditivas e 34 anos na reabilitação com implantes cocleares, sendo reconhecido como um dos maiores centros de reabilitação em anomalias craniofaciais do mundo.

“Ver essa sala cheia de alunos deixa nosso coração bem quentinho. É com muita alegria que recebemos todos vocês. Aproveitem ao máximo todo o aprendizado que será oferecido. Nossos profissionais têm muito a contribuir com a formação técnica de cada um. Respeitem a todos, pois trabalham com muito carinho para que essa jornada de vocês seja inesquecível. Respeitem os pacientes, que são fundamentais para a concretização do aprendizado. Cada paciente tem uma história para contar, e não deixem de escutar. Isso faz parte de uma formação humanizada”, ressaltou a dirigente.

“Muito obrigado por escolherem o Centrinho. O trabalho de cada aluno que passa por aqui é muito importante para mantermos os atendimentos de milhares de pacientes que necessitam do tratamento. Sabemos reconhecer o valor de cada um de vocês nesta grande engrenagem multiprofissional que se chama reabilitação. Não se esqueçam de que nada nessa vida acontece por acaso. A partir de hoje, vocês já fazem parte da linda história do Centrinho”, concluiu Cleide Carrara.

Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

Representando a Diretoria do Hospital das Clínicas de Bauru, a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde, afirmou: “é com grande satisfação que parabenizamos, damos as boas-vindas e recebemos em nossa instituição todos vocês que iniciam suas atividades de formação em 2024. Cada um traz consigo um enorme potencial e estamos ansiosos para acompanhá-los em sua jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional. Lembrem-se que o foco e o nosso principal objetivo é o paciente. Tratem todos com muito carinho. Desejamos a todos um ano de muito aprendizado, crescimento profissional e realizações”.

A médica pontuou aos ingressantes que o complexo hospitalar é composto pela Unidade Clínicas, que é o prédio vertical, e a Unidade Centrinho, que tem um legado maravilhoso. “Estamos em um momento de grande expansão, estruturando todo esse complexo para melhorar ainda mais o atendimento à população. Em 2024, existem mais horários cirúrgicos, o que significa que vocês terão mais oportunidades de participar de cirurgias e aprimorar suas habilidades técnicas. Expansão do setor de Diagnóstico por Imagem, com investimentos em novos equipamentos e tecnologias para oferecer um diagnóstico mais preciso e eficiente. E expansão do corpo de funcionários, com a contratação de novos profissionais para fortalecer nossa equipe e oferecer um atendimento ainda melhor aos nossos pacientes”, salientou Maria Fernanda.

Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

Já o professor Renato Yassutaka Faria Yaedú, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do HRAC-USP e docente do Departamento de Cirurgia da FOB-USP, reforçou: “para nós é motivo de muito orgulho recebê-los e termos a confiança de vocês em aprender aqui conosco. Temos um legado na área das anomalias craniofaciais e somos muito bem reconhecidos fora. Vocês vão presenciar isso quando forem a congressos e apresentarem trabalhos”.

Renato Yaedú também frisou o novo momento e as oportunidades. “Estamos em expansão, para a formação e para o atendimento, e com isso abrem-se novas portas e oportunidades para todos. Espero que possamos crescer e agregar ainda mais valor aos nossos cursos. Temos uma equipe de professores, tutores, preceptores e profissionais que estão sempre dispostos a ensinar e a compartilhar conhecimentos e experiências. Vocês têm uma grande oportunidade pela frente, aproveitem e busquem seus objetivos desde já”, finalizou.

Pricila Frascarelli falou sobre apoio acadêmico aos ingressantes. Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

Programação
A programação da recepção dos alunos de cultura e extensão do HRAC-USP contou ainda com diversas palestras e orientações aos ingressantes.

Os temas abordados foram: apoio acadêmico e à pesquisa (com Pricila Copedê Frascarelli e Rafael Mattos de Deus, chefes das Seções de Apoio Acadêmico e de Apoio à Pesquisa do HRAC-USP, respectivamente); ética em pesquisa (bióloga Nancy Mizue Kokitsu Nakata, vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos/CEP do HRAC-USP); biossegurança (enfermeira do HRAC-USP Cleide Carolina da Silva Demoro Mondini); prontuário do paciente (fonoaudióloga Giovana Rinalde Brandão, chefe técnica do Serviço de Prontuário de Paciente do HRAC-USP); ética e humanização (enfermeira Maria Irene Bachega, ouvidora e presidente do Grupo de Humanização do HRAC-USP); sustentabilidade (professor André Luis Shinohara e Denise Maria Regiani, respectivamente, coordenador e integrante da Comissão do Programa USP Recicla da FOB-USP); e sistemas de dados e informações (Nathalia Yukie Crepaldi, analista de sistemas do HC Bauru).