Professora da FOB é eleita diretora da América Latina na IADR, International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research

Silvia Helena de Carvalho Sales Peres foi eleita, pelos pares, no dia 07/03, assumindo no dia 16 de março de 2024. O mandato prossegue até 2026. A Diretoria tem como área de abrangência todo o continente Latino-americano.

A professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres, coordenadora do Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO) da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), foi eleita para o primeiro cargo de Diretora da América Latina no grupo Behavioral, Epidemiologic and Health Services Research Group (BEHSR) da IADR, International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research.

Entre as atribuições da nova função, estão a promoção e o incentivo à pesquisa nas ciências comportamentais e sociais e nos serviços de saúde bucal. Articular atividades científicas incluindo investigação sobre profissões e educação pública, epidemiologia das doenças orais e sua prevenção, estudos comportamentais da dor e ansiedade, utilização de serviços dentários, análise de decisão clínica, avaliação de tratamentos alternativos, sistemas de administração e seus efeitos na saúde bucal, bem como outros assuntos.

A nova diretora lembra que “anteriormente, somente membros dos Estados Unidos ocupavam esses cargos de destaque”. Ao comentar sua eleição, diz que a USP “mais uma vez demonstrou sua pujança diante das demais instituições tendo uma docente sido reconhecida como representante da América Latina na área da Saúde Coletiva. Pretendo desenvolver atividades em toda América Latina, fazendo parcerias em investigações que possam contribuir com o mundo cientifico”.

Professora Silvia, em sua linha de pesquisa na FOB, investiga a relação entre obesidade e suas comorbidades e a saúde bucal, em gestantes, crianças, adolescentes, adultos e bariátricos. A docente é líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, Transtornos Alimentares e Obesidade (Adulto/ Infantil/Bariátrica), desde 2009.

Já orientou 30 dissertações de mestrado, 16 teses de doutorado e supervisionou 5 pós-doutorados. Atua fortemente junto à graduação tendo orientado mais de 35 trabalhos de conclusão de curso e mais de 55 pesquisas de iniciação científica com bolsa, além de 7 alunos do ensino médio com bolsa CNPq. Atualmente, coordena o Centro CATO, no qual atua em equipe multiprofissional na atenção à saúde primária.

Silvia Helena de Carvalho Sales Peres foi eleita, pelos pares, no dia 07/03, assumindo no dia 16 de março de 2024. O mandato prossegue até 2026. Para o grupo BEHSR/ IADR, “esse cargo vem coroar sua dedicação, empenho e visão inovadora, para contribuir com o destaque na Odontologia da Universidade de São Paulo”. A Diretoria tem como área de abrangência todo o continente Latino-americano.

Luís Victorelli (MTb 21.656)