Roda 5 do Projeto Acalourando debate o tema Pertencimento e Território

A promoção do Projeto Acalourando é do Centro Cuidar em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP)

O Projeto Acalourando apresenta o tema Pertencimento e Território em sua RODA 5, dia 28/05 (terça-feira).  O público-alvo é prioritariamente a comunidade discente, notadamente calouros (mas não só calouros). Porém, as rodas são abertas a participação de servidores docentes e não-docentes da comunidade do Campus da USP de Bauru. Acontece das 12h às 13h45.

Compreendendo que a transição para a vida universitária pode despertar uma gama de sentimentos, tais como separação da família, a entrada na esfera adulta, a busca por identidade e pertencimento, entre outros, o Programa ECOS da PRIP, desenvolveu em 2023 o Projeto Acalourando: Rodas de Conversa para Ingressantes, com o objetivo de proporcionar um ambiente de escuta ativa, diálogo aberto, compartilhamento de vivências e construção de laços que promovam a inclusão e o senso de pertencimento dos novos estudantes.

Em 2024, o projeto é oferecido pela primeira vez no campus de Bauru e está sendo promovido pelo Centro Cuidar, por meio de seu projeto ECOS de Bauru, em parceria com a PRIP.

Assim como aconteceu em 2023, as rodas serão conduzidas por alunos bolsistas do Programa ECOS de Bauru, seguindo orientação de grupos socioeducativos/interventivos e com supervisão de Rafael Casali Ribeiro, um dos coordenadores do Centro Cuidar.

Cada atividade tem a duração de 1h30 e são realizadas semanalmente durante os intervalos das aulas, das 12h15 às 13h45, às terças ou sextas-feiras.

As rodas são sempre temáticas, visando abordar questões relevantes para o processo de adaptação e bem-estar dos estudantes universitários, proporcionando um espaço seguro e inclusivo para compartilhar experiências e buscar apoio mútuo.

Embora o foco seja o acolhimento de ingressantes, as rodas são abertas a quaisquer pessoas da comunidade USP Bauru que se interessem pelos temas. A promoção do Projeto Acalourando é Centro Cuidar em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

As rodas acontecem no Quiosque, das 12h15 às 13h45.

RODA 5 (28/05 terça-feira) – Pertencimento e Território

RODA 6 – (07/06 sexta-feira) – Neurodiversidade e Universidade