USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, a Comissão Gestora do Convênio SUS-FOB-USP convida para lançamento da coleção Temas em Saúde Coletiva

A publicação se inicia com uma análise aprofundada de dois conceitos fundamentais: gênero e interseccionalidade

A professora Adriane Lima Mortari Moret, presidente da Comissão Gestora do Convênio SUS-FOB-USP, informa que amanhã (28/05), às 14 horas, acontece o lançamento da Coleção Temas em Saúde Coletiva intitulada “Concepção, gravidez, parto e pós-parto: perspectivas feministas e interseccionais”.

“Junte-se a nós para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28/05) no lançamento do mais recente livro integrante da coleção “Temas em Saúde Coletiva”. O livro traça a evolução da política de Saúde voltada para as mulheres no Brasil ao longo dos últimos cinquenta anos.

A publicação se inicia com uma análise aprofundada de dois conceitos fundamentais: gênero e interseccionalidade. Ao abordar questões de saúde da mulher, considera-se o contexto social no qual a mulher está inserida, levando em conta sua classe, raça e gênero. Um dos pontos centrais deste livro é a transformação na assistência ao parto, influenciada significativamente pelos movimentos sociais, que desde a década de 1980 denunciam o uso irracional de tecnologia na assistência.

Essas iniciativas se integraram ao movimento emergente de avaliação tecnológica em saúde e medicina baseada em evidências, resultando em estudos substanciais que impulsionaram mudanças significativas, muitas das quais são discutidas nesta edição. Assim como as demais publicações da coleção Temas em Saúde Coletiva, esta edição tem como objetivo fomentar o debate na área da saúde, contribuindo para a formação de profissionais para o SUS e auxiliando na formulação de políticas públicas por meio de uma discussão abrangente de conceitos e tendências do campo da Saúde Coletiva.

Espera-se que esta edição amplie a compreensão das diversas facetas envolvidas na garantia de assistência durante o período reprodutivo, promovendo uma abordagem livre de preconceitos, discriminação e opressão, pautada principalmente nos direitos humanos.

O evento terá lugar no Auditório Walter Leser, Instituto de Saúde, Rua Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo, SP. Clique aqui para acessar a publicação e realizar o download gratuito.

Com informações do Núcleo de Comunicação Técnico-Científica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Luís Victorelli
MTb 21.656