USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

USP cria nova política e amplia prazo para adequação de armazenamento de dados

Em caso de necessidade, o usuário que precise de mais espaço para atividades acadêmicas ou administrativas poderá solicitar aumento

Nos últimos meses, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) tem trabalhado para implantar uma nova política de armazenamento de dados da Universidade, adaptando-se às novas regras do Google Workspace for Education, que limitou o armazenamento de dados nas ferramentas Google Drive e Gmail.

A nova política desenvolvida pela STI priorizou o gerenciamento mais adequado e sustentável do uso de dados, sem prejudicar a expansão digital acadêmica e administrativa da Universidade.

A primeira medida nesse sentido foi determinar limites para o armazenamento nas contas associadas ao e-mail da USP do Google Workspace, tanto as contas institucionais quanto as contas pessoais de toda a comunidade uspiana.

O limite para a conta pessoal de alunos, ex-alunos, pós-doutorandos e funcionários é de 20 GB; o de contas institucionais, de docentes aposentados e temprários é de 100 GB; e o de docentes ativos é de 1 TB. O consumo de dados de todas as contas abrange os arquivos do Google Drive, Gmail e Fotos. Todos os usuários têm até o dia 1º de setembro para adequarem suas contas.

Esses limites correspondem à necessidade de 85% das contas da Universidade. Para atender os casos das contas institucionais que precisam de um limite maior para armazenamento, foi firmado um contrato entre a USP e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que permite armazenar dados na Google Cloud Storage.

Para casos específicos, em que o usuário precise de mais espaço para suas atividades acadêmicas ou administrativas, há a possibilidade de solicitar um espaço adicional. A solicitação deve ser feita pelo docente orientador (no caso de alunos, ex-alunos ou pós-doutorandos) ou pelo responsável pela conta, por meio de um ofício à STI, com a devida justificativa para o pedido.

O espaço adicional será disponibilizado no Google Cloud Storage.

Leia reportagem completa da jornalista Erika Yamamoto/Jornal da USP em https://jornal.usp.br/comunicados/usp-cria-nova-politica-e-amplia-prazo-para-adequacao-de-armazenamento-de-dados/
Ilustração: Reprodução/Freepik