Em dois anos 606 voluntários participaram de atividades do projeto
Um verbete que explica a perda auditiva gradual relacionada à idade, também chamada de presbiacusia, foi um dos que receberam diversas melhorias feitas por alunos e pesquisadores do projeto Saúde Auditiva, liderado pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
Nele, há explicações sobre como funciona o diagnóstico e o tratamento indicados, além dos tipos de aparelhos auditivos que podem auxiliar nesse processo.
O projeto voltado a refinar conteúdos sobre saúde auditiva nas plataformas Wikimedia congrega outras seis universidades brasileiras e três estrangeiras, e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 2022 e 2024.
Segundo a fonoaudióloga Lilian Jacob, da FOB, coordenadora do projeto, nesses dois anos, 606 voluntários, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e pacientes, participaram de atividades educacionais ligadas ao projeto, que teve maratonas de edição de verbetes – as “editatonas” –, além de oficinas de edição e bolsas de iniciação científica.
“Como resultados, 968 verbetes foram editados, 108 criados, 406 novas figuras foram carregadas no Commons, totalizando 19 milhões de visualizações”, diz a professora da FOB-USP.
“Em vez de seguir a lógica das redes sociais, que é um ambiente competitivo, a base da Wikipédia é uma produção de conhecimento colaborativa. A ideia é incentivar a ciência aberta e acessível”, observa o cientista social Alexander Hilsenbeck, gestor de educação e difusão científica do Wiki Movimento Brasil.
Projetos de Iniciação ou Divulgação Científica
Em projetos de iniciação ou divulgação científica, extensão universitária ou atividades em sala de aula, eles se mobilizam para criar verbetes baseados em evidências científicas na grande enciclopédia colaborativa, que tem, em média, 135,4 milhões de acessos por mês e em 2023 foi o 10º endereço mais consultado no Brasil.
Desde 2011, ao menos 35 universidades do país já realizaram 239 atividades educacionais nas plataformas Wikimedia, seja editando verbetes ou criando fóruns e cursos on-line.
Os projetos também compartilham conteúdo na Wikimedia Commons, repositório para imagens, áudios e vídeos, e na Wikiversidade, um espaço livre para criação de grupos de estudo e de cursos virtuais.
O interesse da Wikimedia nesse tipo de parceria é atrair voluntários com formação científica para aperfeiçoar seus conteúdos. Para os professores, é uma maneira de estimular os alunos a se aprofundarem em temas de interesse e disseminá-los para um público amplo.
A enciclopédia on-line tem mais de 61 milhões de artigos em 321 idiomas, cerca de 1,1 milhão em língua portuguesa.
Fonte: Revista Fapesp
*Fundação Wikimedia é uma entidade filantrópica, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente livre.
*Wikimedia é o nome coletivo para o movimento Wikimedia, girando em torno de um grupo de projetos inter-relacionados, incluindo Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote e outros, que visam usar o poder colaborativo da Internet, e do conceito de wiki, para criar e compartilhar conhecimento livre de todos os tipos.