USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Ação de triagem e avaliação auditiva na FOB-USP reduz fila de espera por atendimento

Equipe que trabalhou na triagem e avaliação auditiva

Na manhã de sábado, dia 7 de dezembro, foi realizada na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), a ação de triagem e avaliação auditiva com pacientes da rede pública da cidade de Agudos (SP).

A ação foi coordenada por Deborah Viviane Ferrari, professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

Quarenta pacientes foram contatados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade e 28 compareceram.  O resultado da ação representa uma redução de aproximadamente dois anos da fila de espera por este tipo de atendimento para o município. Muitos dos pacientes atendidos aguardavam por este serviço há anos.

Além da avaliação auditiva, os pacientes e seus acompanhantes participaram de ações de educação em saúde, focadas na prevenção de perdas auditivas, utilização de estratégias para melhor comunicação e possibilidades de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa envolveu professores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP, além de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP.

Esta ação faz parte de um projeto de extensão universitária e dá continuidade a atividades similares realizadas na atenção primária de Agudos em 2022.

Além de realizar a avaliação auditiva, os pacientes foram convidados a participar do projeto de pesquisa “Hear-Brasil: solução móvel acessível e sustentável para a saúde e cuidados auditivos”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido pela parceria entre a FOB-USP e as Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe (Campus Lagarto).

O projeto busca explorar o uso de recursos e tecnologias móveis para aprimorar estratégias de triagem auditiva, promover a educação em saúde e ampliar a disseminação do conhecimento científico.

Os pacientes receberam o diagnóstico e orientações sobre o funcionamento da regulação de acesso aos serviços de saúde auditiva oferecidos pelo SUS.

Os resultados obtidos serão compartilhados com a Secretaria Municipal de Saúde de Agudos, com o objetivo de contribuir para a organização e qualificação da demanda e da fila de espera, otimizando o fluxo de atendimento e o acesso à assistência.

(Texto de Lucas Vieira, jornalista e aluno do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP)

Crédito das fotos: Lucas Vieira

 

À esquerda professora Deborah e à direita a fonoaudióloga Gessyka Gomes Marcandal explicam conceitos básicos sobre o funcionamento do ouvido e da audição

 

A residente em Saúde Auditiva realiza audiometria no paciente

 

A aluna de graduação Bianca Fernandes faz uma meatoscopia, exame para verificar se não há obstruções ou problemas no conduto auditivo que impeçam a realização dos demais exames da avaliação audiológica