Convocados devem estar atentos ao calendário de matrículas. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Fuvest, responsável pelo concurso para ingresso na USP, informa que a etapa de pré-matrícula termina às 16 horas deste dia 31 de janeiro. Deve ser feita na página disponibilizada pela Universidade neste link, escolhendo “Fuvest” no campo “Forma de Ingresso”.
A matrícula acontece em duas etapas virtuais, de pré-matrícula e efetivação. Em caso de dúvida, o ingressante pode consultar a Central Unificada de Matrículas da USP, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (11) 3091-3442, ou pelo e-mail centraldematriculas@usp.br.
Durante o processo, o ingressante deve preencher um formulário eletrônico, além do envio da documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF). Para realizar esse processo, é recomendado utilizar os navegadores Chrome ou Firefox.
Os documentos são: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar; documento de identidade oficial e uma fotografia recente. Estudantes que optaram pelas Políticas de Ações Afirmativas (vagas PPI) devem enviar também uma autodeclaração de raça, no caso de pessoas candidatas que se autodeclararem negras, de cor preta ou parda, ou indígenas.
Segunda etapa: efetivação da matrícula
Para garantir a vaga, é obrigatório realizar uma segunda etapa de efetivação da matrícula virtual, das 8 horas do dia 24 de fevereiro às 12 horas do dia 26 de fevereiro. Ao receber o link da segunda etapa por e-mail, o estudante deve preencher o formulário e enviar uma foto do rosto com o documento de identificação.
Todas as informações sobre a matrícula estão disponíveis no Guia de Jornada da Fuvest 2025, clicando aqui.
Próximas chamadas
Quem não passou na primeira lista precisa estar atento à segunda chamada, que será divulgada no dia 10 de fevereiro. Outra possibilidade de ingresso é fazer a manifestação de interesse na Lista de Espera, que receberá o nome dos interessados nos dias 24 e 25 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.
No total, 8.147 vagas de graduação estavam em disputa no Vestibular 2025. Realizada em novembro do ano passado, a primeira fase registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. Já a taxa média de abstenção da segunda fase, realizada em dezembro, foi de 6,67%, considerando os dois dias da prova (6,22% no primeiro dia e 7,12% no segundo dia).
Para ver os convocados em primeira chamada clique aqui. Para saber mais, acesse a página do vestibular da USP neste link.
Com informações da Fuvest/Jornal da USP