USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Newsletter

Aberto o congresso internacional Total Cleft Care – 2ª Edição, que discutirá as melhores práticas no tratamento da fissura labiopalatina

Participam do evento especialistas dos Estados Unidos, Países Baixos e Brasil

O congresso internacional Total Cleft Care – 2ª Edição  vai ser realizado no campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 21 e 22 de fevereiro.

A cerimônia de abertura do congresso aconteceu a partir das 8h10, e tem como temática central as melhores práticas para a reparação do palato (céu da boca) e a disfunção velofaríngea (VPI, na sigla em inglês), com ênfase em técnicas avançadas e inovações na área.

Organizado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP), referência mundial e centro de liderança na pesquisa e tratamento da fissura labiopalatina – que integra o complexo do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) -, e pela Smile Train, a maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas, com apoio da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP), o evento reunirá especialistas que são lideranças mundiais na área.

O congresso será uma oportunidade para cirurgiões, fonoaudiólogos, ortodontistas e pós-graduandos – incluindo especialistas em cirurgia plástica, otorrinolaringologia e cirurgia bucomaxilofacial – se atualizarem sobre as mais avançadas abordagens de reparação do palato e VPI.

Entre os profissionais que compartilharão seus conhecimentos, estão: Nivaldo Alonso, coordenador de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP/HC Bauru e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital; e Cristiano Tonello, cirurgião craniofacial do HRAC-USP/HC Bauru e professor da FMBRU-USP, que coordenam esta segunda edição do congresso; além de especialistas de destaque como a fonoaudióloga Catherine Crowley (Estados Unidos) e os cirurgiões plásticos Corstiaan Breugem (Países Baixos), Larry Hollier (Estados Unidos, presidente do Conselho Médico Consultivo global da Smile Train) e Robert Mann (Estados Unidos).

Padrões de qualidade e políticas no tratamento global de fissuras; barreiras e recursos para fornecer fala de alta qualidade em fissura palatina; bloqueios nervosos, recursos de ultrassom e anestesia para cirurgias de fissura; e novas tecnologias para o ensino do tratamento cirúrgico de fissuras (realidade virtual, realidade aumentada e simulação) são alguns dos temas que serão discutidos.

A programação também incluirá demonstrações ao vivo e atividades práticas das técnicas de Furlow com o uso de óculos de realidade virtual, no workshop Smile Train, em parceria com a BioDigital, além de sessões hands-on, nas quais os participantes terão a oportunidade de realizar dissecções de palato em cadáveres.

Integram o Comitê Científico do Total Cleft Care – 2ª Edição a professora Maria Inês Pegoraro-Krook, do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP; a fonoaudióloga Melissa Zattoni Antoneli e o médico anestesiologista Luciano Brandão Machado, ambos do HRAC-USP/HC Bauru.

As palestras e demais atividades do congresso serão realizadas no campus da USP em Bauru (localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária), nos seguintes locais: Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua – Bloco Didático 3 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Pós-Graduação do HRAC-USP e Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS) da USP Bauru.

As inscrições para o Total Cleft Care – 2ª Edição estão abertas e as vagas são limitadas a 150 participantes. O valor da inscrição varia de R$ 100,00 a R$ 400,00, conforme a categoria. Programação completa, formulário de inscrição e mais informações no site hrac.usp.br/eventos.

(Jornalista Tiago Rodella, Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru)

Logotipo oficial do congresso. Arte: Marisa Romangnolli/USP