O livro é de autoria de Conceição Evaristo
No dia 24 de março, às 18h30, vai acontecer o Encontro Anamnese Literária, no Bloco Didático 3 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
O encontro é uma promoção do Laboratório de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da USP, sendo um evento especial no mês das mulheres, realizado em parceria com o Centro Acadêmico David Capistrano (CADC) e o PET- Saúde Equidade.
É um encontro aberto a toda comunidade USP para discussão do livro “Olhos D’Água” de autoria de Conceição Evaristo. Durante o evento será possível compartilhar impressões, refletir sobre os temas abordados e explorar as diferentes percepções que cada um teve da leitura.
A autora e o livro
Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora afro-brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio
“Olhos d’água” é um livro de contos de Conceição Evaristo que aborda temas como violência, pobreza, desigualdade social, racismo, exploração do trabalho e sexual, e questões de gênero. A obra foi publicada em 2014.
Os temas abordados são: violência urbana, pobreza, exploração do trabalho, exploração sexual, preconceito racial, de classe e de gênero, condições degradantes de trabalho e imposições econômicas.
A obra é um testemunho da resiliência, dor e beleza das vidas vividas nas periferias do Brasil. Os contos são curtos, mas cada um é um golpe emocional.
A autora aborda os temas com uma franqueza que é ao mesmo tempo brutal e bela. A obra dá voz às experiências de personagens marginalizados e esquecidos pela sociedade, e é composta por quinze contos. São narrativas curtas sobre crianças, homens e, sobretudo, mulheres.
Informações adicionais no e-mail labhumanidades@usp.br ou no instagram.com/labhumanidadesfmbru