Imagem multicolorida de cultura de neurônios e astrócitos, adquirida no microscópio confocal Leica TCS SPE instalado no CIP II
O Centro Integrado de Pesquisas (CIP II) da FOB-USP, está fazendo um levantamento de pesquisadores interessados em integrar um eventual projeto multiusuário para a aquisição de um novo microscópio confocal.
A microscopia confocal de varredura a laser (CLSM) é uma técnica de imagem óptica que utiliza lasers para iluminar a amostra e um sistema de detecção para coletar a luz emitida por ela, eliminando a luz fora de foco.
Essa técnica permite obter imagens de alta resolução e contraste de amostras biológicas e materiais, com a capacidade de gerar imagens tridimensionais (3D), sem a necessidade de cortes físicos. A microscopia confocal também é compatível com amostras vivas, possibilitando o estudo de processos celulares em tempo real.
Embora já seja uma técnica avançada, a microscopia confocal continua a evoluir com diversas inovações que expandem suas capacidades e aplicações, como a Microscopia de Super-Resolução, Microscopia Confocal Multifotônica, Microscopia Confocal de Luz de Folha Digital (DLS), e a Microscopia Confocal Raman.
Caso a sua linha de pesquisa possa ser beneficiada pelo uso deste equipamento, por favor nos ajude a elaborar um projeto Multiusuário, para a aquisição de um novo microscópio confocal para a FOB-USP, respondendo o formulário abaixo:
O formulário é simples e respondido em 5 minutos.
Muito obrigada!
Centro Integrado de Pesquisas (CIP II) da FOB-USP