USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Projeto coordenado pela Fonoaudiologia da FOB-USP é aprovado pelo Programa SUS Digital do Ministério da Saúde

O projeto terá a duração de dois anos, a partir de agosto de 2025

O projeto “Desenvolvimento de competências em saúde digital para os diferentes atores do SUS: estratégia de fortalecimento para o Programa SUS Digital” foi aprovado no âmbito do Programa PET Saúde – Informação e Saúde Digital idealizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

O projeto é coordenado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Curso de Odontologia da FOB, Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP) e Faculdade de Engenharia da Unesp Campus de Bauru. Seu objetivo principal é capacitar estudantes, trabalhadores, gestores e usuários do SUS para o uso qualificado das tecnologias digitais em saúde.

Entre suas metas estão: mapear e conectar soluções digitais às necessidades dos municípios, promover o letramento digital, apoiar a implementação de planos municipais de transformação digital, fortalecer redes de colaboração ensino-serviço, qualificar o uso de dados e fluxos em saúde e reduzir desigualdades no acesso à saúde digital.

A iniciativa será desenvolvida nos municípios paulistas de Agudos, Bariri e Boraceia, com duração prevista de dois anos, a partir de agosto de 2025.

Serão formados seis grupos tutoriais, cada um composto por um docente coordenador, um tutor e oito estudantes das áreas de Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina e Engenharia, além de trabalhadores da saúde atuantes nos municípios parceiros. Ao todo, o projeto envolverá 84 participantes diretamente integrados aos grupos tutoriais.

“Atualmente, estamos na fase inicial do projeto, realizando o processo seletivo dos participantes e estruturando as equipes. Fui indicada para atuar como coordenadora geral da proposta, e em breve será publicado o edital para a seleção dos demais docentes coordenadores, tutores e estudantes bolsistas”, informa Deborah Viviane Ferrari, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

Deborah Ferrari ressalta que “o projeto representa uma contribuição concreta para o fortalecimento do Programa SUS Digital, ao promover a formação de profissionais mais preparados para lidar com tecnologias em saúde, apoiar a implementação de ações digitais nos municípios e ampliar o acesso da população a soluções que melhorem a qualidade, a resolutividade e a eficiência do SUS”.