 Graduandos do Projeto de Extensão participaram da Campanha Julho Laranja no calçadão da Rua Batista de Carvalho
Graduandos do Projeto de Extensão participaram da Campanha Julho Laranja no calçadão da Rua Batista de Carvalho
A Campanha Julho Laranja visa alertar os pais para levar seus filhos a fazer uma avaliação ortodôntica a partir dos 5 anos, ou quando começar a troca dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes.
Ana Cláudia Conti, professora da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) esclarece que “com essa conduta, se a criança apresentar uma má oclusão cujo tratamento precoce esteja indicado, ele é iniciado nesse momento oportuno. O tratamento na época adequada é mais simples, pode evitar que a criança tenha más oclusões mais severas, e contribui para a estética do sorriso, autoestima e qualidade de vida dos pequenos”.
Segundo a professora, julho foi o mês escolhido pois as crianças estão de férias escolares, assim fica mais fácil para serem levadas ao dentista. O lema da campanha deste ano é “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”.
Na FOB-USP, a campanha foi antecipada para junho porque em julho os alunos estão em férias. Ana Cláudia é professora coordenadora da Liga Acadêmica de Ortodontia (LAORT) e do Projeto de Extensão intitulado “Promoção de Saúde Bucal e Prevenção de Más Oclusões”, ambos da FOB-USP.
As atividades foram realizadas pelos alunos da LAORT e do Projeto de Extensão. No período da tarde do dia 11 de junho, a professora acompanhou os 38 alunos de graduação e pós-graduação do Projeto de Extensão ao calçadão da Rua Batista de Carvalho, com banners e panfletos explicativos sobre a campanha. Este material foi elaborado pelos alunos para a conscientização da população sobre a campanha.
No período da tarde do dia 12 de junho, os alunos levaram os banners da campanha e bexigas cor laranja para a Clínica Infantil de Ortodontia da FOB, entregaram os balões com um pirulito para as crianças, e orientaram os pais ou responsáveis sobre a campanha.
A professora Ana Cláudia informa que “na verdade, além da campanha Julho Laranja, nosso Projeto de Extensão faz visitas mensais nas escolas da Rede Municipal de Bauru, onde avaliamos a condição bucal das crianças de 5 a 13 anos, orientamos quanto à higiene bucal e sobre os hábitos bucais nocivos, e entregamos kits de higiene bucal. Esse projeto foi implementado há 1 ano e já avaliamos mais de 2.000 crianças do município”.
A professora acrescenta que devido as férias dos alunos neste mês de julho não serão realizadas outras atividades, mas a partir do mês de agosto, as visitas as escolas de Bauru serão retomadas pelos alunos do Projeto de Extensão.
Ana Cláudia ressalta ser importante mencionar, que todas essas atividades desenvolvidas pelos alunos da Liga Acadêmica de Ortodontia (LAORT) e do Projeto de Extensão em Ortodontia, aproximam os alunos dos problemas da comunidade, contribuindo para a Universidade acolher a população e melhorar sua condição de saúde bucal e qualidade de vida, mas também em contrapartida fornece aos alunos uma experiência enriquecedora.
Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)
Crédito das fotos: Divulgação

Alunos e professores na clínica infantil de Ortodontia da FOB, divulgando a Campanha Julho Laranja

Professora Ana Cláudia Conti entrega kit de higiene bucal, na atividade do Projeto de Extensão na EMEF Claudete da Silva Vecchi

