USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro na USP Bauru traz temas como inteligência artificial e o marco regulatório para a ética em pesquisa

A proposta é promover um espaço para troca de experiências, atualização de conhecimentos visando o fortalecimento da pesquisa envolvendo seres humanos

O 10º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) será realizado no dia 3 de outubro, a partir das 8h30, numa edição virtual e transmitido no YouTube e IPTV-USP.

O Encontro é um evento bianual promovido pelos CEPs da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/Faculdade de Medicina de Bauru (HRAC/FMBRU), unidades do campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP).

Renata Paciello Yamashita, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HRAC/FMBRU informa que o evento, sempre conta com o apoio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), com o objetivo de discutir informações e normas referentes à ética em pesquisa em seres humanos e, principalmente, debater a proteção dos participantes de pesquisa em seus direitos assegurando que as pesquisas sejam realizadas com ética no Brasil. A programação foi preparada considerando o contexto atual da pesquisa em seres humanos abordando, para tanto, temas diversificados.

Um destaque desta edição será a palestra de abertura da coordenadora da CONEP, Dra. Laís Alves de Souza Bonilha, sobre a Lei nº 14.874/2024, que é recente (sancionada em junho de 2024) e representa um marco regulatório para a ética em pesquisa no Brasil, pois institui, em legislação federal o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Além disso, o evento contará com debates sobre biobancos, ética e inteligência artificial e o uso de bancos de dados para fins científicos. A coordenadora informa que o evento, no formato on-line, é aberto a todos que tenham interesse na área da ética em pesquisa. Com isto, podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, membros de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) de qualquer instituição, profissionais da área da saúde, ciências sociais e humanas, além de demais interessados no tema. A proposta é promover um espaço para troca de experiências, atualização de conhecimentos visando o fortalecimento da pesquisa envolvendo seres humanos.

“Com base nas experiências anteriores esperamos que o número de inscrições seja expressivo. Na última edição do evento verificamos mais de 200 visualizações simultâneas a cada palestra, e por volta de 1.260 visualizações do evento gravado”, acrescenta Renata Yamashita.

Finalizando, a coordenadora destaca que “este evento é muito mais do que um momento para assistir palestras. É uma oportunidade única para pesquisadores — sejam alunos ou profissionais — conhecerem melhor as regras, esclarecerem dúvidas diretamente com especialistas que atuam no sistema CEP/CONEP, e trocarem experiências com colegas de diferentes áreas e instituições. Além disso, é um espaço valioso de capacitação para membros e coordenadores de Comitês de Ética em Pesquisa, contribuindo para que as pesquisas sejam conduzidas sempre com um alto padrão ético”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de outubro no link.