Marília Buzalaf, diretora da FOB e Robert Mikey Takata Pimentel, embaixador da República Dominicana. Foto: Alexandre A.P.Montilha (Tecnologia Educacional da FOB-USP)
No final do mês de julho, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), recebeu uma comitiva da República Dominicana, integrada pelo embaixador Robert Mikey Takata Pimentel; Josefina del Carmem Aracena Rosário, conselheira da embaixada e Abel Elias Esmurdoc Romero, adido de Defesa.
Segundo Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB-USP, a comitiva veio para as tratativas iniciais com o embaixador do país no Brasil, com o objetivo de estabelecer o convênio para receber alunos dominicanos na FOB, na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e latu sensu (especialização).
O convênio está sendo formalizado entre a FOB e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana, localizada no Caribe, partilhando a ilha de Hispaniola com o Haiti, e ocupando os seus dois terços orientais. O país é banhado a norte pelo Oceano Atlântico e a sul pelo Mar do Caribe.
Buzalaf afirma que a intenção é que o convênio esteja firmado até o final deste ano, para que a FOB possa já receber alunos no primeiro semestre de 2026.
A diretora da FOB descreve abaixo as vantagens do estabelecimento deste tipo de convênio de internacionalização.
Internacionalização e intercâmbio acadêmico
Amplia a experiência multicultural: a partir do recebimento desses alunos, a FOB se torna um polo de intercâmbio cultural e acadêmico, enriquecendo o ambiente de ensino e pesquisa com diversas perspectivas.
Fortalece laços entre instituições de ensino: essa parceria cria pontes acadêmicas entre Brasil e a República Dominicana, possibilitando futuras colaborações bilaterais.
Elevação da qualidade acadêmica
Estímulo à pesquisa: alunos internacionais geralmente trazem demandas por temas e abordagens inovadoras, o que pode gerar novos projetos, parcerias e publicações.
Atratividade institucional: torna a FOB mais visível internacionalmente, atraindo talentos, docentes visitantes e potenciais novas colaborações científicas.
Benefícios para os estudantes dominicanos
Qualificação com padrão USP: os alunos da República Dominicana têm acesso a uma formação de alto nível, seguindo os rigorosos critérios acadêmicos da USP.
Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

