O curso é voltado para comunicadores e jornalistas – Ilustração: Freepik
Tem início nesta segunda-feira (1º/09), o Curso de atualização em Divulgação Científica voltado a comunicadores e jornalistas.
O objetivo é promover a cultura científica entre comunicadores e jornalistas para reduzir a distância entre o conhecimento científico e a sociedade e contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção da ciência.
A Comissão Permanente do IntegraCom USP informa que o evento é resultado de uma parceria da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), que é quem oferece, a Superintendência de Comunicação Social (SCS) e Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).
O curso é gratuito, com aulas on-line, síncronas e semanais, às segundas-feiras, das 15h30 às 17h30 e prossegue até do dia 27 de outubro.
As aulas serão ministradas por professores da USP, como o físico Paulo Artaxo; a geneticista Mayana Zatz; o epidemiologista Carlos Monteiro; o psicanalista Christian Dunker; o diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari; o sociólogo Glauco Arbix; e o professor de Direito Internacional da Universidade, Umberto Celli Junior.
As palestras terão a mediação de jornalistas da grande imprensa, com experiência na área de divulgação científica.
A aula inaugural “Espiral da Cultura Científica” será apresentada, neste dia 1º de setembro, pelo linguista e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Vogt, com a participação da diretora da ECA, Clotilde Perez, e do superintendente de Comunicação Social (SCS) da USP, Eugênio Bucci.
Para cada aula, será sugerida bibliografia específica. Ao final do curso, os participantes deverão apresentar um trabalho de divulgação científica baseado no conteúdo apresentado nas palestras, que poderá ser matéria para jornal, vídeo, podcast ou ensaio.
Terão direito ao certificado os alunos com mais de 75% de frequência no curso e trabalho final com conceito aprovado.
Com informações da Comissão Permanente do IntegraCom USP

