“Sinto-me privilegiada por ter feito parte da comunidade USP, por sempre ter sido cercada de infinitas oportunidades, que me possibilitaram crescimento pessoal e profissional”, diz Estela
Na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro de 2025, a servidora Maria Estela Ferrari Alves de Lima, técnica especializada de Higiene Dental na Clínica de Odontopediatria do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva, irá se desligar da FOB-USP após longos 37 anos de trabalho e dedicação.
“Sinto-me privilegiada por ter feito parte da comunidade USP, por sempre ter sido cercada de infinitas oportunidades que me possibilitaram crescimento pessoal e profissional. Através do meu trabalho, conquistei sonhos, uma vida estável e o futuro que, a partir da aposentadoria, posso usufruir com tranquilidade”, diz Estela neste momento de despedida e agradecimento.
A servidora relembra que, ao longo dos anos, pôde acompanhar de perto o desenvolvimento de pessoas que conheceu, como os alunos que hoje são profissionais gabaritados. “Daqui, levo inúmeras boas lembranças, gratidão a Deus e a todos que fizeram parte desta história”.
Na qualidade de funcionária, destaca a importância do papel dos técnicos na Universidade. “Somos capacitados para dar apoio ao ensino junto aos docentes, com total responsabilidade, dedicação e motivação. Entendo que essa parceria é determinante para que a formação daqueles que por aqui passam seja de reconhecida excelência”.
Reforçando a importância de seus pares, Estela explica que os serviços prestados pelos técnicos, “embora seja um benefício para os pacientes, propicia um benefício ainda maior, porque é através da participação deles que o ensino, a pesquisa e aprimoramentos profissionais acontecem”.
Maria Estela Ferrari Alves de Lima foi contratada no dia 1º de julho de 1988, exercendo esta atividade desde então na Clínica de Odontopediatria, mas, ao longo destes anos, foi solicitada a colaborar pontualmente em outros setores. Entre eles, na Urgência Odontológica, Dentística e Expurgo, também no apoio aos treinamentos de Biossegurança e protocolos de procedimentos a serem seguidos nos ambientes clínicos, oferecidos aos alunos da disciplina de Saúde Coletiva. Junto à disciplina de Ortodontia, atuou semanalmente no apoio das clínicas de Graduação e Pós-Graduação.
Estela é graduada em Assistência Social. Antes de ingressar na USP, trabalhou por 9 anos no SESC como assistente social, onde realizava visitas domiciliares e, também, na função de técnica em Higiene Dental, prestando atendimento a pacientes nas clínicas odontológicas.
No horário livre, desenvolvia atividade de monitoria voluntária no Centrinho, apoiando o trabalho das assistentes sociais, onde, lembra ela, “tive oportunidade de evoluir e crescer como profissional. Nesta época, prestei concurso para a FOB onde, com grande incentivo da Profa. Dra. Astrid Zaramela Vono, optei por assumir o cargo na Disciplina de Odontopediatria”.
Em sua nova fase, Estela planeja conviver mais tempo com a família e amigos, e curtir a vida com tranquilidade
Durante os anos de FOB, assumiu gradualmente diversas responsabilidades, englobando apoio administrativo, financeiro e laboratorial, mas prioritariamente ao atendimento clínico em todas as demandas da disciplina, tanto no apoio às atividades acadêmicas quanto às pesquisas.
“Mesmo com uma deficiência física, que limita parcialmente meus movimentos, sempre encontrei acolhimento e apoio de todos com quem trabalhei, pude desempenhar minhas funções de maneira tranquila e produtiva”, registra.
Agora, em nova fase de sua vida, Estela buscará dedicar-se a atividades que gosta de fazer, como artes manuais, dança, esporte, viagens, decoração, trabalho voluntário, entre outras. “Já estou engajada em algumas delas, nas quais pretendo, com mais tempo, me dedicar com mais afinco”.
Com o merecido descanso em sua nova rotina, a servidora planeja também aproveitar esse tempo, “o máximo possível, com atividades prazerosas, como conviver mais tempo com a família e amigos, e curtir a vida de uma forma tranquila”.
Finalizando a entrevista, Maria Estela Ferrari Alves de Lima, deixa sua mensagem final, resultante dos seus 37 anos de Universidade de São Paulo: “Sou muito grata a todos que participaram desta jornada. Aos colegas profissionais, aos docentes, aos alunos, aos pacientes. Todos, de alguma forma, contribuíram para que meus dias fossem produtivos, para que eu evoluísse como profissional e pessoal”.
Estela, em nome da FOB-USP e dos amigos do Campus USP de Bauru, nosso muito obrigado pelos 30 anos de convivência, trabalho e dedicação. Muito sucesso e bons momentos nesta nova fase!
Texto: Luís Victorelli (MTb 21.656)
Fotos: Rubens Kazuo Kato/PUSP-B