USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Rodrigo Cardoso de Oliveira é o novo vice-diretor da FOB-USP

A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro; com vasta experiência na gestão, o docente vem ocupar a função anteriormente exercida por Carlos Ferreira dos Santos, que está no exterior desenvolvendo pesquisa

Prof. Rodrigo Cardoso de Oliveira. Foto: Alexandre A. P. Montilha/FOB-USP


O docente Rodrigo Cardoso de Oliveira é o novo vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). A
Portaria do Reitor com sua designação foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 1º de outubro.

Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da FOB e orientador de mestrado e doutorado, Rodrigo tem uma trajetória acadêmica e administrativa fortemente ligada à instituição.

Possui graduação em Odontologia (1999) e mestrado em Endodontia (2003), pela FOB; doutorado em Biologia Funcional e Molecular, pela Unicamp (2005); e pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisa Médica Sanford Burnham, nos Estados Unidos (2010). Com expertise nas áreas de bioquímica, biologia óssea e biomateriais, tem uma produção científica reconhecida internacionalmente, sendo autor e editor de livros e revisor de mais de 110 periódicos.

Também tem vasta experiência em gestão, incluindo a coordenação do Centro Integrado de Pesquisas (2014 a 2019), chefia do Departamento de Ciências Biológicas (2018 a 2022) e vice-coordenação da Comissão Coordenadora do Curso de Medicina (2019-2023), quando o curso ainda era ligado à FOB. Atualmente, preside a Comissão de Graduação da FOB e integra o Conselho Universitário da USP como membro titular.

A diretora da FOB, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, destaca que o professor Rodrigo agrega um valor inestimável à administração da Faculdade e que a instituição celebra essa nomeação e confia no seu trabalho para continuar na vanguarda do ensino, pesquisa e extensão.

“Assumir a vice-direção da FOB é uma grande honra e responsabilidade. Faço isso com imensa gratidão pela confiança da nossa comunidade. Também entendo o desafio de manter a FOB com seu nível de excelência, conquistado por aqueles que me antecederam. Além disso, temos que continuar aprimorando e investindo no processo de ensino-aprendizagem voltado à formação de um profissional inserido em um ambiente cada vez mais competitivo. O foco em desenvolvimento prático e clínico, com novas tecnologias e ferramentas, será uma meta fundamental para a diferenciação dos nossos acadêmicos. Tenho certeza que, ao lado da professora Marília Buzalaf, nossa diretora e grande amiga, seguiremos nesse processo de desenvolvimento”, ressalta Rodrigo.

O docente afirma ainda que o período em que esteve na vice-coordenação do Curso de Medicina foi muito importante e gratificante. “Tive a oportunidade de aprender muito sobre gestão e vivenciar o surgimento da FMBRU [Faculdade de Medicina de Bauru]. Consegui acompanhar de perto as pessoas envolvidas, servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e outros colaboradores. Fiz muitas amizades, em especial com o coordenador [à época], o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva, carinhosamente conhecido por professor Burns, hoje um grande amigo e mentor”, completa.

Como vice-diretor da FOB, Rodrigo vem ocupar a função anteriormente exercida pelo professor Carlos Ferreira dos Santos, que atualmente está como pesquisador visitante na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, contemplado com Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) da Fapesp.