USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centro Cultural do campus exibe a mostra Poeira das Estrelas…, com monotipias de Anestor Zambon

Os 54 trabalhos expostos podem ser vistos até o dia 31 de outubro

Poeira das Estrelas… é o nome da exposição de monotipias, do artista visual Anestor Zambon, que foi aberta no dia 7 de outubro, no Centro Cultural do Campus USP de Bauru, e pode ser vista até o dia 31 de outubro. Estão expostos 54 trabalhos de monotipia e técnicas mistas, em séries com temas variados.

Monotipia é uma técnica de gravura artística que produz uma única cópia de cada desenho, combinando elementos de pintura, desenho e gravura. O processo envolve a aplicação de tinta ou pigmentos sobre uma superfície lisa, como uma placa, para depois transferir a imagem para o papel por contato. Cada impressão é única, pois a tinta se mistura e as variações na aplicação e pressão criam efeitos imprevisíveis, resultando em obras irreplicáveis.

Embora os 54 trabalhos da mostra se fundamentem na monotipia, Anestor Zambon se vale de inúmeras técnicas para compor cada quadro. Assim, a exposição que tem o caráter de retrospectiva, o público entrará em contato com a obra de um espírito ao mesmo tempo meticuloso e inventivo. Ele se apropia da técnica da monotipia, para exercitar a própria liberdade enquanto espírito criador, sempre comprometido em extrair mais de seus trabalhos.

O nome da exposição surgiu de uma citação de Carl Sagan, astrofísico que ensinava sobre a constituição da Terra, e dizia que tudo o que somos, enquanto matéria, não passa de literalmente, poeira de outras estrelas.

Com isso, os trabalhos do artista apontam sempre para um caminho infinito, no sentido de que revelam, através da vertigem das cores, o sentido pleno da palavra expansão.

O artista

Anestor Zambon informa que “no decorrer da vida escolhi por uma formação acadêmica na área das Ciências Biológicas. Me graduei no Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), e dediquei quatro décadas de minha existência a essa formação. Sempre exerci a profissão crente de ser um artista a seu serviço. Entretanto, nunca deixei de ‘fazer arte’ como hobby, quando o tempo permitia, ou estudar e colecionar livros e publicações sobre o tema, quando o tempo se apresentava mais escasso”.

Com a aproximação da aposentadoria, Zambon frequentou por poucos meses, o Curso de Artes ministrado pelo artista plástico Farid Lawi (falecido em 2002), ministrado no Centro Cultural do Campus USP de Bauru. “Apesar do curto tempo, creio que fui contaminado pela atmosfera de efervescência criativa que ali reinava e senti a ignição de ‘pequenos vulcões’, que frequentavam aquele espaço”, finaliza o expositor.

(Com informações de Anestor Zambon e Túlio Stafuzza)

Exposição Poeira das Estrelas…

Com monotipias do artista visual Anestor Zambon

Período: de 7 a 31 de outubro

Local: Centro Cultural do Campus USP de Bauru

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Informações: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)

Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)