Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru obtiveram três primeiros lugares e sete menções honrosas na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO)

O pós-doutorando da FOB-USP Victor Mosquim (segundo à direita), 1º lugar na categoria Fórum Científico da 42ª Reunião Anual da SBPqO. Foto: Divulgação/SBPqO
Estudantes de graduação, pós-graduandos, pós-doutorandos e docentes da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) receberam dez premiações – incluindo menções honrosas – na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), o principal congresso de pesquisa em Odontologia do país.
Sete trabalhos obtiveram menção honrosa e três ficaram em primeiro lugar, em nove categorias. Os trabalhos vencedores foram de autoria do pós-doutorando Victor Mosquim (categoria Fórum Científico), da mestranda Amanda Lopes (categoria Painel Relatos de Casos e Revisões) e do aluno do quarto ano de Odontologia Paulo Eduardo Alves Silveira (categoria Prêmio Myaki Issáo – Painel Iniciante – Área 6 – Prótese).
Os três trabalhos avaliaram, respectivamente, métodos e materiais para tratamento da hipersensibilidade dentinária; a aceleração da movimentação ortodôntica pós-cirurgia ortognática; e os efeitos do envelhecimento da zircônia – uma cerâmica utilizada na Odontologia restauradora e protética – nas propriedades ópticas e mecânicas deste biomaterial.
“Parabenizamos os pesquisadores e seus orientadores pela conquista e por levarem a excelência da nossa Faculdade de Odontologia de Bauru ainda mais longe”, enaltece a professora Daniela Rios Honório, presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FOB-USP.
A 42ª Reunião da SBPqO ocorreu em São Paulo, no último mês de setembro. Divisão brasileira da Associação Internacional para Pesquisa Odontológica, Oral e Craniofacial (IADR, na sigla em inglês), a SBPqO tem como missão incentivar e estimular o crescimento e o avanço do conhecimento científico na Odontologia. A cada ano, reúne mais de 4 mil participantes de todo o país para seu congresso científico, atualmente em sua 42ª edição, o que o consolida como o principal evento de pesquisa da área no Brasil.
Relação dos trabalhos da FOB-USP premiados

Informações: CPqI FOB-USP. Arte: Tecnologia Educacional FOB-USP