O debate será realizado no campus de São Carlos e terá transmissão on-line, no dia 30/10, das 18h às 20h; os temas sorteados para este encontro foram pesquisa e inovação, graduação e outros temas de gestão

Por Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da Reitoria
No próximo dia 30 de outubro, a Comissão Eleitoral, com o apoio da Secretaria Geral e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promove o segundo debate com as chapas inscritas para a eleição de reitor e de vice-reitor da USP. O debate, que será realizado no campus de São Carlos, terá transmissão on-line, das 18h às 20h, e não será aberto ao público. Os temas sorteados para esta edição foram pesquisa e inovação, graduação e outros temas de gestão. A ordem dos candidatos para responder às perguntas será definida por sorteio.
Três chapas se inscreveram para concorrer à eleição de reitor e de vice-reitor da USP. As chapas, formadas por professores titulares da Universidade e cujas inscrições foram deferidas pela Comissão Eleitoral, são as seguintes (listadas por ordem de inscrição):
– Chapa USP pelas Pessoas – Aluisio Augusto Cotrim Segurado (Faculdade de Medicina), candidato a reitor – e Liedi Légi Bariani Bernucci (Escola Politécnica), candidata a vice-reitora;
– Chapa Nossa USP – Ana Lúcia Duarte Lanna (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design), candidata a reitora – e Pedro Vitoriano de Oliveira (Instituto de Química), candidato a vice-reitor;
– Chapa USP Novo Tempo – Marcílio Alves (Escola Politécnica), candidato a reitor – e Silvia Pereira de Castro Casa Nova (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária), candidata a vice-reitora.
A eleição será realizada no dia 27 de novembro, em turno único, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 20h.
No dia 18 de novembro será promovida a consulta à comunidade, de forma eletrônica, das 9h às 18h. A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição. O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.
O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista composta pelas chapas mais votadas. A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos.
O primeiro debate com os candidatos foi realizado na Cidade Universitária, em São Paulo, no último dia 21 de outubro. Na ocasião, os temas sorteados foram internacionalização, gestão de pessoas e pós-graduação. O próximo encontro será no dia 13 de novembro, no campus da USP em Ribeirão Preto.
(Fonte: Jornal da USP)

