USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Acontece no campus USP de Bauru o primeiro encontro literário voltado ao Mês da Consciência Negra

Para melhor aproveitamento do Encontro Literário do Mês da Consciência Negra, os participantes estão convidados a ler o livro “Escrevo o que eu quero”, autoria de Steve Biko

Como parte das ações voltadas ao Mês da Consciência Negra, será realizado no dia 06 de novembro, no campus USP de Bauru, um encontro literário dedicado ao tema. Acontece às 12h30, na Sala 5 do Bloco Didático 3 da FOB.

As alunas Naiara Patrícia dos Santos Neves, Laura Gomes e Maria Eduarda Marinho, do curso de Fonoaudiologia da FOB-USP, reuniram-se para promover esta primeira edição com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre temas fundamentais como identidade, história e resistência da população negra, fortalecendo o compromisso com a diversidade e equidade racial.

Além disso, informam as organizadoras, “ao abordar obras e autores literários, o encontro amplia o repertório cultural e crítico dos participantes, incentivando a leitura, pensamento crítico e coletivo sobre questões sociais e raciais presentes na realidade brasileira”.

O evento também apresenta uma oportunidade de valorização da cultura negra e de construção de uma comunidade universitária mais consciente, inclusiva e engajada.

Para melhor aproveitamento do Encontro Literário do Mês da Consciência Negra, os participantes estão convidados a ler o livro “Escrevo o que eu quero”, autoria de Steve Biko.

Para inscrições e mais informações sobre o livro, acesse https://forms.gle/3grAVPnPVPevwhyW9.

O autor

Steve Biko (1946-1977) foi uma das principais figuras na luta da África do Sul pela libertação do regime do Apartheid. Influenciado por autores como Frantz Fanon, Malcolm X, Aimé Césaire e Paulo Freire, Biko desenvolveu um poderoso pensamento estratégico contra o regime racista, ao ponto de, segundo Nelson Mandela, o governo ter de “matá-lo para conseguir prolongar a vida do Apartheid”.

Assassinado pela polícia quando tinha apenas 30 anos, ele já havia se estabelecido como um líder por meio de seu trabalho como ativista político e seus escritos sobre a Consciência Negra. “Escrevo o Que Eu Quero” foi publicado pela primeira vez em 1978, logo após seu assassinato brutal na prisão.

Esta antologia de escritos exibe todas as qualidades que fizeram de Biko um dos pensadores mais influentes do século XX: uma humanidade profunda, uma convicção apaixonada, com senso de humor e enorme coragem.


A obra de Steve Biko “Escrevo o Que Eu Quero” foi publicada pela primeira vez em 1978, logo após o brutal assassinato do autor