USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Fonoaudiologia da FOB convida pessoas com zumbido no ouvido e dor no pescoço para pesquisa

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mairasferreira@usp.br ou WhatsApp 14 99753-1130

Caso você tenha mais de 18 anos e possua zumbido no ouvido e dor no pescoço, o programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP está te convidando para participar de uma pesquisa sobre a relação entre essas condições.

Os voluntários passarão por triagem que avalia se o zumbido é somatossensorial (sistema que detecta estímulos do corpo e do ambiente, incluindo tato, dor, temperatura e a percepção da posição do corpo) e receberão informações baseadas em evidências sobre o tema e poderão esclarecer dúvidas com profissional capacitado, sem nenhum custo.

O formulário de inscrição está disponível no link https://forms.gle/PJZX9LwibjbfaoJr7.

A participação é voluntária e as informações fornecidas serão mantidas em sigilo. Os voluntários selecionados poderão ser alocados em dois grupos, Teste e Controle.

1- Grupo Teste: participação em 5 encontros presenciais (1 por semana) em Bauru, realizando um protocolo de exercícios para o pescoço.
2- Grupo Controle: participação em 2 encontros presenciais, com acesso ao protocolo de exercícios ao final da coleta.

O título da pesquisa é “Elaboração e efeito de um programa de exercícios cervicais em pessoas com zumbido somatossensorial” e está devidamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOB-USP.

Os estudos estão sendo desenvolvidos pela pesquisadora Maíra Ferreira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail mairasferreira@usp.br ou aplicativo WhatsApp 14 99753-1130.

Luís Victorelli (MTb 21.656)

A pesquisa tem o título “Elaboração e efeito de um programa de exercícios cervicais em pessoas com zumbido somatossensorial” – Imagem Freepik