O evento é gratuito e aberto à participação de profissionais da saúde
“Microbioma humano e suas interfaces com saúde e doença” é o tema da palestra, que será ministrada no dia 19 de novembro (quarta-feira), das 14h às 16h, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
O evento é direcionado para os profissionais da saúde, numa promoção da Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) da FOB-USP e será ministrado por Carla Romano Taddei, professora associada do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
A professora é farmacêutica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP); com doutorado em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP) e pós-doutorado em Bacteriologia pelo Instituto Butantan de São Paulo (SP).
Possui experiência na área de microbiologia clínica, com ênfase na relação patógeno-hospedeiro, e tem como principal linha de pesquisa o estudo da Microbiota Humana e sua interação com o hospedeiro na saúde e na doença.
A palestra
O trato gastrointestinal humano é um complexo ecossistema no qual diversas interações estão envolvidas, como aquelas entre as bactérias, bactérias e hospedeiro, bactérias e nutrientes, e nutrientes e hospedeiro.
Microbiota é o nome dado a toda a comunidade de microrganismos que habita mucosas e pele no hospedeiro. Já o termo microbioma representa a coleção de material genético encontrada nesse ecossistema.
Durante os primeiros 1.000 dias de vida, incluindo o período de gestação até o 2º ano de vida do bebê, possíveis distúrbios nesse período, como intercorrências maternas na gestação, alterações alimentares ou uso de medicamentos, podem ter um consequente impacto negativo na microbiota intestinal do recém-nascido e, ainda, interferir na saúde na vida adulta, com manifestações inflamatórias, atópicas, diabetes, obesidade e alergias.
A professora Carla Taddei informa que o seu laboratório é focado em estudar as interações microbiota-hospedeiro, usando metodologia de NGS, avaliando o estabelecimento e a composição da microbiota intestinal, vaginal, oral, pele e leite materno, nas situações de eubiose (estado de equilíbrio na microbiota intestinal) e disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal), bem como a reposta do hospedeiro nestas interações.
A palestrante acrescenta que “nesta palestra, vou focar em evidências científicas do papel do microbioma intestinal na modulação de saúde e doença, e como o impacto no desenvolvimento da microbiota na primeira infância pode influenciar na vida adulta do indivíduo”.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no formulário disponível no link.
Haverá emissão de certificado de participação.
Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

