USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Formandos integrantes do PET Odontologia apresentam trabalhos de conclusão de curso

Apresentações dos TCCs ocorrerão de 24 de novembro a 1º de dezembro, nos anfiteatros 1 e 2 da FOB; Programa proporciona uma formação acadêmica e cidadã, integrando ensino, pesquisa e extensão e promovendo inclusão e transformação social

A professora Ana Carolina Magalhães, tutora do PET Odontologia da FOB-USP (ao centro), com os integrantes de 2025. Foto: Divulgação


A partir desta segunda-feira, 24 de novembro, os cinco formandos integrantes do
PET Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) apresentam seus trabalhos de conclusão de curso, um diferencial no ciclo da graduação desses estudantes. As apresentações dos TCCs ocorrerão até a próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, nos anfiteatros 1 e 2 da FOB-USP.

“Os alunos do PET geralmente vivenciam ensino, pesquisa e extensão desde cedo. A apresentação do TCC é o fechamento desse ciclo, demonstrando a consolidação da formação acadêmica, o desenvolvimento de competências científicas e da habilidade de comunicação”, explica a professora Ana Carolina Magalhães, tutora do PET Odontologia da FOB-USP.

Para a docente, o PET representa um importante diferencial para os graduandos. “As atividades do PET são essenciais porque proporcionam aos estudantes uma formação acadêmica e cidadã mais completa, fortalecem a Universidade ao integrar ensino, pesquisa e extensão com qualidade e inovação, e geram benefícios concretos para a sociedade por meio de ações que promovem desenvolvimento, inclusão e transformação social”, ressalta Ana Carolina.

Integrantes do PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão em 2025. Foto: Divulgação


Seminários, trabalhos científicos e ações socioeducativas
A tutora do PET Odontologia pontua ainda que as atividades do PET abrangem diversas vertentes e se destacam pela amplitude e impacto das ações. De acordo com Ana Carolina, a atuação do PET engloba os principais eixos de atuação da Universidade: ensino, pesquisa, extensão e inclusão e pertencimento.

Segundo a professora, em 2025, no campo do ensino, foram realizados seminários temáticos (abordando temas como odontologia em contextos de vulnerabilidade social e odontologia para pacientes surdos); oficinas sobre produção acadêmica (como Currículo Lattes e normas de referências); minicursos práticos (como fotografia em odontologia); o tradicional Meeting Acadêmico (abordando disfunção temporomandibular e ortodontia); além de discussão de casos clínicos e elaboração de materiais didáticos (como listas de materiais e o Manual do Sistema Romeu, sistema de informatização das clínicas odontológicas da USP).

“Na área da pesquisa, além dos projetos individuais de cada aluno, desenvolvemos investigações coletivas, como o estudo sobre o impacto das formas de ingresso no desempenho acadêmico e o projeto que avalia o efeito de ferramentas digitais e de tipos de escovas dentárias na remoção de biofilme e na inflamação gengival em crianças de 8 a 10 anos”, informa.

Já no contexto da extensão universitária, a tutora do PET Odontologia da FOB-USP destaca as ações mensais realizadas na ala de pediatria do Hospital Estadual de Bauru (HEB), atividades educativas odontológicas em escolas, parcerias com iniciativas e grupos como o Projeto Primavera da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP) – projeto de desenvolvimento social e de saúde no Assentamento Vila Cristiana em Bauru – e a Turma do Bem, rede que reúne mais de 18 mil cirurgiões-dentistas voluntários em 12 países; além de diversas campanhas destinadas a diferentes populações (como doação de sangue e arrecadações de brinquedos e itens de cuidado pessoal para crianças e idosos assistidos por entidades assistenciais de Bauru).

Por fim, no âmbito da inclusão e pertencimento, de acordo com Ana Carolina, o grupo do PET Odontologia organiza rodas de conversa sobre representação discente, participa ativamente de comissões e, em 2025, mobilizou-se para fortalecer normas institucionais de prevenção e combate ao assédio. “Atuamos também na recepção dos novos estudantes, em ações de preparação dos formandos para o mercado de trabalho, na organização do Cine PET, da feira de trocas da Semana do Meio Ambiente e em outras iniciativas que integram estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos”, completa.

Programação de apresentações dos TCCs

24/11 (segunda), às 19h, no Anfiteatro 1 da FOB
Título: “Letramento em saúde bucal e nível socioeconômico de responsáveis de pacientes ortodônticos”
Aluno: João Augusto Magalhães Neto
Orientadores: Professora Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti e doutoranda Kamila de Oliveira Novais Machado

25/11 (terça), às 19h, no Anfiteatro 1 da FOB
Título: “Impacto da apneia obstrutiva do sono no desenvolvimento neurocognitivo, comportamental e acadêmico de crianças submetidas a tratamento ortodôntico da classe II, divisão 1”
Aluna: Mariana Rosolen Gomes
Orientadores: Professora Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti e doutoranda Kamila de Oliveira Novais Machado

26/11 (quarta), às 18h, no Anfiteatro 2 da FOB
Título: “Avaliação do reparo ósseo em alvéolos pós-exodontias preenchidos com PRF”
Aluna: Sofia Carvalho Siqueira
Orientadores: Professor Eduardo Sanches Gonçales e doutoranda Débora Rocha Seixas

28/11 (sexta), às 19h, no Anfiteatro 1 da FOB
Título: “Avaliação do efeito de soluções contendo extrato de malva sylvestris sobre o biofilme microcosmo e sobre a desmineralização do esmalte”
Aluna: Paula Ferraz de Andrade Gusmão
Orientadores: Professora Ana Carolina Magalhães e pós-doutoranda Aline Silva Braga

01/12 (segunda), às 19h, no Anfiteatro 2 da FOB
Título: “Análise da ação antiproteolítica e microdureza de superfície de dentifrícios bioativos sobre a dentina hígida e erodida: um estudo in vitro
Aluno: Gabriel Bertho Zimiani
Orientadores: Professoras Linda Wang e Giovanna Speranza Zabeu, doutoranda Mylena Proença Costa, pós-doutorando Victor Mosquim e especialista em laboratório Marina Ciccone Giacomini Belei

Os formandos integrantes do PET Odontologia: Gabriel Zimiani, Mariana Gomes, Sofia Siqueira, João Magalhães Neto e Paula Gusmão. Foto: Divulgação


O que é?
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação e implantado na USP em 2003. O objetivo é incentivar os alunos a desenvolverem projetos que envolvam pesquisa, ensino e extensão de forma integrada.

Voltado a estudantes de graduação, mediante tutoria docente, o Programa visa ainda formar um profissional crítico e atuante, aliar a formação acadêmica com a futura atividade profissional, além de implementar ações voltadas à comunidade.

O grupo do PET Odontologia da FOB-USP é composto por 15 graduandos, cinco do segundo ano, cinco do terceiro ano e cinco do quarto ano.