USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Audiência pública impulsiona participação da comunidade na formulação do Plano Diretor do Campus USP de Bauru

Evento foi realizado no último dia 24 de novembro e contou com a participação presencial e online de mais de 70 pessoas da comunidade universitária e do município; a população também pôde participar com ideias, sugestões e contribuições via formulário eletrônico

(Por Tiago Rodella/Comunicação USP Bauru. Fotos: Kazuo Kato/PUSP-B)

Realizada na manhã do último dia 24 de novembro, no Teatro Universitário da FOB, a audiência pública para discussão do Plano Diretor do Campus USP de Bauru buscou impulsionar a participação da comunidade universitária e do município na formulação do documento.

O evento contou com a participação presencial e online de mais de 70 pessoas, incluindo a prefeita do campus, Karin Hermana Neppelenbroek; o vice-prefeito do campus, Heitor Marques Honório; o diretor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e presidente do Conselho Gestor do Campus, José Sebastião dos Santos; o professor Rodrigo Cardoso de Oliveira, representando a diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Marília Afonso Rabelo Buzalaf; servidores docentes e técnico-administrativos da FOB, FMBRU, HRAC e PUSP-B; estudantes; e participantes de fora do campus.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo canal da TV USP Bauru no YouTube e o vídeo – que, no momento do fechamento desta matéria, totalizava mais de 180 visualizações – está disponível neste link. Além da audiência, também houve consulta à comunidade interna e externa, na qual a população pôde participar com ideias, sugestões e contribuições por meio de formulário eletrônico.

Coordenador da Comissão Executiva do Plano Diretor, Heitor Marques Honório apresentou no evento o que é este documento, como ele está sendo construído e quem está colaborando.

“O Plano Diretor é um instrumento estratégico de planejamento físico, ambiental e funcional do campus, elaborado em integração com as políticas acadêmicas, de sustentabilidade e de inclusão da Universidade de São Paulo, que orienta decisões de curto, médio e longo prazos e estabelece diretrizes, metas e indicadores para a gestão do território da USP Bauru”, explicou o dirigente.

Segundo Heitor, a demanda partiu da Reitoria para as Prefeituras dos campi, no segundo semestre de 2023. Localmente, foram convidados e colaboram para a formulação do documento servidores docentes e técnico-administrativos das quatro Unidades e Órgãos do campus de Bauru: FOB, FMBRU, HRAC, além da PUSP-B e da Comissão Executiva.

O professor ressaltou ainda que o Plano Diretor é resultado da contribuição de quase duas centenas de pessoas. “O documento está alinhado à política ambiental da USP e sua elaboração foi conduzida por Grupos de Trabalho (GTs) oficialmente constituídos, que trataram de cada um dos dez eixos temáticos propostos”, pontuou.

Os eixos temáticos que compõem o Plano Diretor são: Administração e Pertencimento; Águas, Efluentes e Gestão Hídrica; Edificações e Infraestrutura Sustentáveis; Educação Ambiental; Emissões de Gases e Poluentes; Energia; Fauna e Áreas Verdes; Mobilidade; Resíduos; e Uso e Ocupação do Solo.

A prefeita do Campus USP de Bauru, Karin Hermana Neppelenbroek, também destacou que o documento é fruto de um trabalho elaborado a muitas mãos e agradeceu a todos os envolvidos.

“Gostaria de agradecer muito a participação de cada integrante dos Grupos de Trabalho – muitos até contribuíram com mais de um grupo –, e especialmente aqueles que lideraram os GTs. Todas essas pessoas se voluntariaram e, ao longo desses dois anos, desenvolveram um trabalho primoroso, com muita dedicação. Mesmo sem a assessoria de uma empresa especializada, acreditamos que o Plano está muito completo, e isso nos orgulha muito”, assinalou a prefeita do Campus na audiência pública.

‘Participativo desde a concepção’
O processo de formulação do Plano Diretor está baseado em princípios como transparência, legitimidade e corresponsabilidade na construção do futuro do campus.

“Todo esse processo tem caráter participativo desde a sua concepção, garantindo a escuta de diferentes segmentos da comunidade universitária e do município de Bauru, o que é fundamental para validar e aprimorar as propostas do documento”, frisou o professor Heitor, coordenador da Comissão Executiva do Plano Diretor.

A instituição formal do processo de formulação do documento teve início por meio da Portaria PUSP-B 245/2023 (de 27/11/2023), que instituiu o Comitê Coordenador para estudo e implantação do Plano Diretor.

O processo envolveu ainda o estabelecimento de uma Comissão Executiva, a constituição de GTs para os dez eixos temáticos, a realização de diagnósticos técnicos, o apontamento de desafios e a definição de um conjunto de diretrizes, propostas, metas e indicadores em cada eixo, além do alinhamento com as políticas e normativas institucionais da Universidade de São Paulo.

Para a sua consolidação e efetivação, o Plano Diretor do Campus USP de Bauru ainda passará por instâncias da Universidade.