Representantes da Campanha da FOB-USP receberam o prêmio durante o 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia/Divulgação
A Campanha Amigos da Voz FOB-USP 2025: Sua Voz Informa, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi premiada com o 2º lugar, entre as melhores ações em voz, em comemoração ao Dia Mundial e Nacional da Voz, celebrado em 16 de abril. Este é o 12º prêmio recebido.
O prêmio foi concedido para a Fonoaudiologia da FOB-USP, pelo Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), durante o 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado de 27 a 29 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Lídia Teles, coordenadora da campanha e professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, informa que a campanha concorreu com ações de todo o Brasil, desenvolvendo diversas atividades como: visitas, palestras, oficinas de voz para cantores e atores, entre outras atividades.
Teles ressalta que um diferencial neste ano, foi a divulgação para mais de 4 milhões de pessoas, com as ações dos painéis de led, outdoor e monitores indoor, espalhados em quatro cidades de Bauru e região. O que, segundo a professora, reforça a conscientização da importância dos cuidados para uma boa saúde vocal.
Sobre a premiação, Teles acrescenta, “penso que é uma forma da SBFa reconhecer e divulgar o nosso trabalho, e em especial motivar o aprimoramento das próximas campanhas. Para nós, o prêmio é uma feliz consequência, porque os alunos se empolgam, sendo muito bom ver o esforço deles reconhecido. Além disso, aproveito para agradecer todas as pessoas que colaboraram para a realização dessa campanha, como nossos parceiros, patrocinadores, entre outros. Enfim, o valor da campanha é a possibilidade de falarmos sobre a saúde, os cuidados e a importância da voz, e poder alcançar a cada ano, um número maior de pessoas que receberam essas orientações.”
Finalizando, a professora destaca a importância da informação a respeito dos cuidados com a voz. “A rouquidão, um sintoma comum e corriqueiro, quando persiste por mais de 15 dias, precisa ser avaliada, porque ela é também o primeiro sintoma do câncer de laringe. E o melhor de tudo, quando identificado logo no início, a probabilidade de cura com sequelas leves é mais de 90%. Além do mais, as noções de cuidado são essenciais para cerca de 25% a 30% da população, que usa a voz como instrumento de trabalho. Para se ter uma ideia, 1 a cada 3 professores tem queixas de voz, e nos trabalhadores dos teleserviços essa proporção é ainda maior.”
Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

