USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Exposição na FOB-USP será aberta no dia 12 de dezembro, e exibe trajetória profissional de Maria Fidela de Lima Navarro

Maria Fidela atua há 59 anos, com ênfase em três áreas: Clínica Odontológica, Odontologia Social e Preventiva e Materiais Odontológicos/ Crédito: Fábio Y. Nakamura (Tecnologia Educacional da FOB-USP)

 No dia 12 de dezembro (sexta-feira), às 10h, no Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta”, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) será inaugurada a exposição permanente das honrarias e premiações de parte da trajetória profissional e científica da professora Maria Fidela de Lima Navarro.

A professora Maria Fidela está intimamente ligada a criação e história da FOB-USP, sendo integrante da primeira turma de dez alunos da Faculdade e participou da sua aula inaugural em 17 de maio de 1962.

Fidela é natural de Santarém (Pará) e tem 82 anos. É uma mulher dinâmica e idealista, está aposentada desde dezembro de 2013, e desenvolve atividades como professora sênior na FOB-USP há 12 anos, agora a pedido de seus filhos pretende fazer suas atividades profissionais em Londrina (Paraná) onde está residindo.

Seu primeiro emprego foi em 1966, no Consórcio Intermunicipal de Promoção Social (CIPS) e em seguida, no mesmo ano, iniciou suas atividades na FOB-USP.

Na Odontologia Fidela atua com ênfase em três áreas: Clínica Odontológica, Odontologia Social e Preventiva e Materiais Odontológicos. Ao longo de 59 anos de atuação profissional, se destacou no cenário da odontologia nacional e internacional, atuando como docente, diretora, professora emérita da FOB, secretária-geral da USP e foi a primeira pesquisadora latino-americana a presidir a International Association for Dental Research (IADR).

Resumir sua extensa trajetória profissional e científica não é tarefa fácil, mas o painel exposto na área de estudos do piso térreo da Biblioteca, contendo alguns destaques de sua carreira, pretende estimular, em especial, os estudantes da USP a investirem em uma carreira bem-sucedida.

Segundo Fidela, “a ideia dessa exposição surgiu quando eu resolvi doar para a FOB-USP os principais prêmios que eu recebi, porque eu só recebi esses prêmios por estar aqui na Faculdade, e por todo o apoio e formação que eu tive na USP. E quando eu comuniquei isso para a professora Marília Buzalaf, diretora da FOB-USP, eu pensei que nós podíamos colocar em algum lugar que sirva de inspiração para as pessoas, porque a minha turma foi a pioneira e começou essa escola de maneira bem precária. Mas, nós tivemos ótimos professores, e eu fiz parte dessa primeira turma de 10 alunos, integrada por três mulheres e sete homens. E nós éramos muitos unidos, fazíamos tudo em conjunto, não havia disputa. E éramos muito dedicados. E isso tudo resultou nessas premiações e distinções, que eu nunca imaginei que pudesse ganhar. Então, eu acredito que agora pode servir de referência para essa geração e as gerações futuras.”

A exposição permanente consta de documentos e alguns prêmios de destaque em sua trajetória profissional. São eles: Presidente da IADR (2010-2011); Honra ao Mérito pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo (1989); Reconhecimento da IADR pela gestão 2011; Prêmio Ryge-Mahler por destaque do ano em Pesquisa Clínica (2018); Doutor Honoris Causa do King’s College London (2015) e Professora Emérita da FOB-USP (2022).

Uma das últimas homenagens que recebeu foi o “Divas in Dentistry” – Mulheres que Inspiram, com os dizeres “Com admiração e respeito, homenageamos a Profa. Dra. Maria Fidela de Lima Navarro cujo exemplo de excelência, ética e paixão pela Odontologia inspira gerações e enaltece o papel da mulher na profissão”.

 

 

 

 

 

 

 

A homenagem aconteceu em 13 de novembro, durante um evento realizado na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, em São Paulo (SP). Fidela acrescenta que conforme ensinamentos transmitidos pelo seu pai, sua mensagem para as novas gerações é que “não desistam, procurem andar corretamente e não tenham medo, mas tenham respeito. Acredito que isso balizou muito a minha conduta de vida”.

A exposição permanente estará aberta à visitação pública, na área de estudos do piso térreo da Biblioteca da FOB-USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h até o dia 19 de dezembro de 2025. Após o recesso de final de ano, a mostra será reaberta no dia 5 de janeiro de 2026.

Marianne Ramalho (MTb.15.744)