A técnica utilizada nos painéis foi a do mosaico, que consiste em montar pequenas peças de pedra, vidro, cerâmica, concha ou outros materiais/Foto: Giane Quintela (Centro Cultural)
Esta é a última semana para apreciar a exposição “Símbolos Natalinos e um Natal Sustentável”, que exibe 10 painéis de autoria de Marcelo Gonçalves.
Marcelo é natural de Bauru, técnico para Assuntos Administrativos, trabalha na Universidade de São Paulo (USP) há 30 anos, e no Setor de Eventos (Centro Cultural) da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PUSP-B) há 6 anos.
Na exposição podem ser vistos dez painéis denominados: Sagrada Família, Anjo, Árvore, Bola, Estrela, Guirlanda, Papai Noel, Sino, Vela, e uma escultura piramidal.
O expositor explica que usou papel paraná, um tipo de papelão de alta gramatura e rigidez, muito utilizado em embalagens, encadernação e cartonagem; e também usou tampas de garrafas PET.
A técnica utilizada nos painéis foi a do mosaico, que consiste em montar pequenas peças de pedra, vidro, cerâmica, concha ou outros materiais. Nesse caso, foram usadas tampas de garrafas PET, para criar desenhos e padrões em uma superfície.
O objetivo é preencher um plano, como uma parede ou piso, e nesse caso um painel de papelão rígido. O mosaico é uma arte milenar que teve seu auge na época greco-romana. Na iconografia religiosa o mosaico alcançou seu apogeu na arte bizantina, onde representava uma característica das artes visuais do cristianismo.
O expositor informa que vários fatores o motivaram na escolha desse tema da exposição. Ou seja, estar alinhado com os programas desenvolvidos pela USP nos processos de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos; mostrar as possibilidades de reaproveitamento de materiais, por muitos considerado lixo; exercitar a criatividade para desenvolver trabalhos únicos viscerais e ter uma decoração de Natal de baixo custo e personalizada.
Exposição “Símbolos Natalinos e um Natal Sustentável”, com painéis de Marcelo Gonçalves
Período: até o dia 19 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Centro Cultural
Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP)
Informações: centrocultural@usp.br ou no telefone (14) 3235-8394
Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

