Para aqueles que estiverem na capital, as doações de sangue podem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa; pessoas com idade entre 18 e 35 anos e bom estado geral de saúde também podem colaborar procurando o hemocentro mais próximo e cadastrando-se como doador de medula óssea, fazendo parte do banco nacional de doadores

Imagem: Reprodução/Instagram
A fonoaudióloga Fabiana Azenha, que atua na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP, solicita a colaboração de todos para realizar cadastro como doador de medula óssea e para doação de sangue para a criança Júlia Botta Riani Brondino, de 7 anos, que está em tratamento de leucemia mieloide aguda em São Paulo.
Aqueles que estiverem na capital paulista neste fim de ano e no início de 2026 podem fazer a doação de sangue A+ (ou qualquer outro tipo sanguíneo) no Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa, (Rua Maestro Cardim, 769, Bela Vista, São Paulo-SP, acesso pela Portaria 2, ao lado da entrada principal), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e feriados, das 7h às 14h. Requisitos para doação, restrições e outras informações em https://www.bp.org.br/institucional/banco-de-sangue.
Pessoas com idade entre 18 e 35 anos e bom estado geral de saúde também podem colaborar cadastrando-se como doador de medula óssea, fazendo parte do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Basta procurar o hemocentro mais próximo, apresentar documento de identificação oficial com foto, ler e assinar o termo de consentimento (haverá profissional disponível para esclarecer qualquer dúvida). Em seguida, será coletada uma amostra de sangue, para identificação dos dados genéticos de compatibilidade e avaliação de possível compatibilidade entre o doador e um paciente que precisa do transplante de medula óssea. Importante: este cadastro no hemocentro não é uma doação! No caso de possível compatibilidade, o Redome entrará em contato. Mais informações: redome.inca.gov.br. Condições impeditivas do cadastro e da doação neste link.
Estamos na Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (14 a 21 de dezembro). Seja doador, cadastre-se no Redome!
Para saber mais e compartilhar as campanhas em prol da pequena Júlia, acesse a conta @fonomairabotta no Instagram, mãe da garota.

