USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Curso de inglês gratuito capacita alunos da USP para pós-graduação e intercâmbio

Alunos do curso de inglês da Faculdade de Educação da USP – Foto: Divulgação/Inco FE-USP

A Faculdade de Educação (FE) da USP oferece há mais de 20 anos o Programa Inco (Inglês para a Comunidade), cursos gratuitos de inglês dirigidos a alunos da graduação da USP.

Ao todo, são oferecidos quatro módulos semestrais que levam o aluno do nível A1 ao nível B1 conforme tabela do Common European Framework Reference.

Ao final do programa é esperado que o aluno seja capaz de participar de processos seletivos para ingresso em cursos de pós-graduação, bem como programas de intercâmbio. As inscrições estarão disponíveis de 19 de janeiro até 8 de março de 2026 neste link.

A programação do curso inclui o Módulo Connection (para ingressantes e para quem está no processo de reaproximação com os estudos e usos da língua inglesa); o Módulo Fellowship (para quem está consolidando seus vínculos com os estudos e usos da língua); o Módulo Enhancement (para quem está bem familiarizado com os estudos e usos da língua); e o Módulo Breakthrough (para quem está ampliando os estudos e usos da língua).

Cada módulo organiza-se em 60 horas com, no mínimo, 36 horas de atividades presenciais e, no máximo, 24 horas de atividades não presenciais, realizadas sob orientação das educadoras do programa.

São aulas presenciais e semanais, com duração de 1 hora e 40 minutos, e atividades de estudo on-line (assíncronas), desenvolvidas no moodle da extensão como parte integrante do estudo semanal e da carga horária do módulo. Além disso, são oferecidas outras atividades eletivas em eventos, presenciais ou on-line para complementação da carga horária total do semestre.

As inscrições podem ser feitas de 19 de janeiro a 8 de março de 2026 pelo formulário on-line, que estará disponível durante o período aqui. A divulgação do resultado do sorteio e as matrículas serão de 17 a 19 de março, com início das aulas nos dias 16 e 17 de março.

Mais informações na página do Programa Inco neste link.

(Por Izabel Leão/Jornal da USP)