Obra coletiva de Sebastian Vitagliano e Venus Santana, professora da educação pública de Bauru, que se identifica como mulher trans/travesti. A obra em acrílico sobre tela inspirou o cartaz atual da mostra
A 2ª Mostra Expositiva Trans e Travesti de Bauru 2026 “Poéticas e Potências Vivas” pode ser vista até o dia 3 de fevereiro, das 8h às 18h na Casa do Advogado sede da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Bauru).
O multiartista transmasculino Sebastian Vitagliano, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com o seu ateliê, é o responsável pela organização da mostra. O artista é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná (UEL).
Segundo Sebastian, o objetivo da exposição é abrir espaço para vozes trans e travestis no cenário artístico cultural da cidade de Bauru, que carece de espaços inclusivos e diversos.
Além disso, a mostra aparece como um evento que marca o processo, a experiência, a presença e a experimentação de trans e travestis como potências vivas, sem espetacularização.
A mostra exibe em torno de 70 obras, incluindo esculturas, com técnicas mistas, em óleo e acrílico sobre tela, giz pastel oleoso, zines, scketchbooks, obras em tecidos, bordados e lápis sobre A4.
Sebastian Vitagliano está expondo 10 obras na mostra, que também conta com os seguintes artistas visuais: Giovanna Napolitano, Evan Costa Garbim, Isaac P. Placce, Venus Santana, Matheo Cezario Coelho, Bernardo Bitencourt, Eric Jardim e Jaqueline Imai.
Os artistas do sarau de abertura são: Nani Naan, Alice Siena, Darllene Martins, Jaqueline Imai e Sebastian Vitagliano.
A Casa do Advogado (sede da 21ª Subseção da OAB Bauru) está localizada na Avenida Nações Unidas, 30-30, Jardim Panorama, o telefone de contato é (14) 3227-3636.

