USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Campus USP de Bauru acolhe novos alunos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina e promove palestra interativa com o escritor Augusto Cury

Com o tema “É sua vez de voar mais alto”, chegam ao campus 145 novos estudantes: 60 do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), 50 de Odontologia e 35 de Fonoaudiologia, ambos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)

Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, o Campus USP de Bauru realizará a XXVIII Semana de Recepção aos Calouros FOB e FMBRU. Um dos destaques do evento será a palestra interativa com o psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury.

A palestra, intitulada “Gestão da emoção para formar profissionais de saúde de alta performance!”, está prevista para acontecer on-line, no Teatro Universitário da FOB-USP, no dia 24 de fevereiro (terça-feira), às 11 horas. Os presentes poderão interagir com o palestrante.

Além da palestra de Augusto Cury, a Semana de Recepção contará com diversas atividades culturais, esportivas, acadêmicas e sociais, envolvendo os calouros, seus familiares, alunos veteranos, futuros professores e membros da comunidade da nova casa de estudos.

Com o tema “É sua vez de voar mais alto”, o Campus USP de Bauru receberá 145 novos estudantes: 60 do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), 50 de Odontologia e 35 de Fonoaudiologia, ambos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

As atividades terão início no domingo (22/02), às 8 horas, no hall de entrada da FOB, com a ação “Hora do café: Sejam bem-vindos à USP!”. Às 9 horas, no Complexo Esportivo do campus, acontece a cerimônia de abertura da Semana, que contará com apresentação musical da bateria dos alunos da graduação, seguida da ação “Hora de Integrar” entre alunos e veteranos. Veja programação completa, abaixo.

A professora Christiane Becari, presidente da Comissão de Recepção aos Calouros, responsável pela organização da Semana, informa que, no domingo, será iniciada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis destinados à doação a instituições filantrópicas

Voar mais alto

Becari destaca o momento especial vivido pelos calouros e seus familiares nesta nova etapa da vida e ressalta a escolha oportuna do tema de 2026 (“É sua vez de voar mais alto”). “Muito apropriado, inclusive a logo, com cinco passarinhos voando. Representa muito essa mudança para o aluno, muitos saindo da casa dos pais pela primeira vez, mudando de cidade, muitas vezes de estado, e começando essa vida de jovem adulto. Então, ele está voando, literalmente, e vai voar mais alto ao chegar aqui”.

O acolhimento respeitoso também faz parte dessa recepção. “Fizemos uma programação muito cuidadosa, preparada com carinho para que o aluno seja incluído junto com sua família, os veteranos, a comunidade USP e se sinta pertencente a esse novo campus, a essa nova cidade, a esse novo lugar que está chegando. Tivemos bastante cuidado para que esses alunos sejam bem acolhidos”.

Sobre o chamado “trote”, prática aplicada por veteranos aos ingressantes, a presidente da Comissão de Recepção aos Calouros FOB e FMBRU é categórica: “Qualquer intimidação que o calouro ou a caloura tenham ou venham a sentir, ou qualquer outro tipo de desrespeito, podem e devem ser denunciados”. Os canais disponíveis são o telefone do Disque-Trote (0800-012-1090); o aplicativo Disque-Trote, que pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store; além da possibilidade de acionar o Grupo Setorial Pró-Calouro, composto por membros da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), pelo telefone (14) 3235-8202 (ramal interno 358202).

Como mensagem de boas-vindas aos novos esrtudantes, a professora Christiane Becari enfatiza a importância da participação dos familiares nesse momento de chegada à Universidade. “É como a entrega do filho saindo do ninho. Um momento de transição, novo, de amadurecimento. É tão marcante que receber esses alunos e sua família nesta chegada é um ato de confiança e responsabilidade. Esses alunos começam a voar e, depois, ganham o mundo”.

Programação

XXVIII Semana de Recepção aos Calouros FOB e FMBRU

22 de fevereiro – Domingo
08 horas – Hora do café: sejam bem-vindos à USP! – Entrega da Ecobag aos calouros
Local: Hall de Entrada da FOB – entrada principal das bandeiras
Início da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a instituições filantrópicas

09 horas – Cerimônia de Abertura da XXVIII Semana de Recepção aos Calouros – “Você Pode Voar Mais Alto”, com apresentação musical da Bateria dos alunos da graduação
10 horas e 15 minutos – Hora de integrar! Celebração entre calouros e veteranos
Local: Campo de Futebol do Complexo Esportivo

23 de fevereiro – Segunda-feira
08 horas – Comece bem o dia, comece com Yoga. Atividade ao ar livre
Local: Área verde ao redor do Bloco 3

09 horas – Bem-vindos ao ninho – Apadrinhamento dos calouros. Organização dos veteranos
Locais: Odontologia: Anfiteatro da Biblioteca; Fonoaudiologia: Sala 1 do Bloco 3; Medicina: Auditório do Bloco 3

14 horas – Primeiros passos, grandes encontros – Bate-papo entre calouros e veteranos. Organização dos veteranos
Locais: Odontologia: Anfiteatro 1 Bloco 1; Fonoaudiologia: Sala 1 Bloco 3; Medicina: Auditório Bloco 3

16 horas – Conhecendo o campus de mãos dadas – Tour com os veteranos
Saída: Quiosque dos alunos

17 horas – Oficina “Fio da Amizade” – Criação de pulseiras com miçangas
Local: Quiosque dos alunos em frente ao RU

18 horas – Pizzada Integração no Centro Cultural (veteranos e calouros), com Karaokê
Local: Centro Cultural

24 de fevereiro – Terça-feira
11 horas – Palestra on-line: “Gestão da emoção para formar profissionais de saúde de alta performance!”. Palestrante: Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor
Local: Teatro Universitário

16 horas – Gincana Esportiva
Local: Quadra Poliesportiva do Complexo Esportivo

17 horas – Espetinho Integração com Show Musical
Local: Complexo Esportivo. Organização: Centro Cultural

25 de fevereiro – Quarta-feira
09 horas – Informações sobre os currículos dos cursos de graduação
-Odontologia: Coordenadora Profª Drª Carla Andreotti Damante – Anfiteatro 1 Bloco 1
-Fonoaudiologia: Coordenadora Profª Drª Alcione Ghedini Brasolotto – Sala 1 Bloco 3
-Medicina: Presidente da Comissão de Graduação Profª Drª Alessandra Mazzo – Auditório Bloco 3

10 horas – Círculos Ubuntu: Acolhimento em Diversidade para os Calouros
Dr. Rafael Casali: Psiquiatra e coordenador do Centro CUIDAR – Centro Integrado de Cuidado à Saúde Mental e Promoção de Bem-Viver Acadêmico da USP Bauru
Local: Salas 1, 2, 5 e 6 do Bloco Didático 3

14 horas – Trajetórias de vidas
Participantes:
Profa. Drª. Marília Afonso Rabelo Buzalaf – Diretora da FOB
Prof. Dr. José Sebastião dos Santos – Diretor da FMBRU
Profa. Drª. Giedre Berretin – Chefia do Departamento de Fonoaudiologia
Local: Teatro Universitário

16 horas – “Horizontes Acadêmicos” – Apresentação dos programas de bolsas e auxílios, Programa PET e Ligas Acadêmicas. Organização dos veteranos
Local: Odontologia (Anfiteatro1 Bloco 1), Fonoaudiologia (Sala 1 Bloco 3), Medicina (Auditório Bloco 3)

26 de fevereiro – Quinta-feira
08 horas – Pintando o futuro: ação comunitária na Praça Vitória Régia
Local: Praça Vitória Régia

14 horas – Entrega dos alimentos arrecadados às instituições filantrópicas

A programação está sujeita a ajustes

Manual do Calouros

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Em 2026, o tema “É sua vez de voar mais alto” usa pássaros geométricos coloridos como assinatura.

Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais, todas presenciais. Acesse aqui o Manual do Calouro da USP 2026. Confira também as peças da campanha neste link.

Disque-trote

Para você que está chegando, seja bem-vindo! Mas se a sua recepção na Universidade não foi tão boa, existe o disque trote. Qualquer tipo de manifestação estudantil – dentro ou fora da USP – que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento deve ser denunciado.

A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

  • Pelo telefone 0800-012 10 90, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e na Semana de Recepção, até as 21h.
  • Baixe o aplicativo Disque-Trote nas lojas virtuais Google Play e APP Store.
  • Você também pode entrar em contato pelo e-mail disquetrote@usp.br.
  • No campus USP de Bauru também pode ser acionado o Grupo Setorial Pró-Calouro da PUSP-B pelo telefone (14) 3235-8202 (ramal interno 358202).

Carta de serviços da USP

Consulte também a Carta de Serviços da USP para saber o que ela faz e o que oferece para a sociedade, num material de formato simples e com linguagem objetiva.

Essa é a contribuição da Carta de Serviços da Universidade de São Paulo ao cidadão, uma publicação em formato digital que apresenta a relação de todos os serviços oferecidos pela USP, organizados por categorias, com um breve resumo explicativo e dados para contato. O material está disponível para consulta on-line neste link. Saiba mais em https://www.bauru.usp.br/?p=19577.

Luís Victorelli (MTb 21.656)