A triagem e os procedimentos serão realizados na Clínica de Pós-Graduação da FOB-USP/Freepik
A Disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) convida homens e mulheres maiores de 18 anos, diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 2, que necessitem de tratamento endodôntico (tratamento de canal).
Os voluntários interessados participarão da pesquisa científica de Mestrado do Programa de Pós-Graduação da FOB-USP denominada “Aspectos microbianos em dentes necrosados com lesão periapical em pacientes com diabetes tipo 2”.
A pesquisa objetiva avaliar aspectos clínicos e biológicos do tratamento endodôntico nestes pacientes, contribuindo para o aprimoramento das condutas odontológicas nessa população.
Todos os participantes passarão por triagem clínica, receberão orientações adequadas e o tratamento endodôntico indicado, de acordo com a condição individual de cada paciente.
A triagem e os procedimentos serão realizados na Clínica de Pós-Graduação da FOB-USP, localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).
Ressaltamos que, para o acesso ao campus universitário e a participação na seleção da FOB-USP, é indispensável a apresentação de documento de identidade com foto, tanto do paciente quanto do acompanhante se for o caso.
Os interessados devem entrar em contato com a mestranda responsável pela pesquisa, Paula Assunção Novais, por meio do WhatsApp (79) 99828-9223 ou pelo e-mail paulaassuncao@usp.br. A orientadora responsável pela pesquisa é Flaviana Bombarda de Andrade, professora da Disciplina de Endodontia da FOB-USP.
As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para fins de seleção dos participantes, garantindo-se o sigilo, a confidencialidade dos dados e o anonimato.
A participação é voluntária, podendo ser interrompida a qualquer momento, sem prejuízo ao atendimento do paciente.
Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

