
Na foto as alunas e as professoras. As 12 fonoaudiólogas italianas já são graduadas em Fonoaudiologia, e atuam em consultório particular, hospital e em algumas instituições de todas as regiões da Itália. Foto: Divulgação
“Práticas Clínicas em Motricidade Orofacial Voltadas para Pacientes Odontológicos” é o tema do curso que está sendo ministrado para 12 fonoaudiólogas italianas, no período de 13 a 24 de julho, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
O curso é promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, numa parceria com a Logos Academy e com a Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO).
As professoras Ana Paula Fukushiro e Giédre Berretin são, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do curso, e contam com a participação de professores do Curso de Odontologia da FOB-USP das áreas de Reabilitação Oral, Dor e Disfunção Temporomandibular, Odontopediatria, Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
A Logos Academy é uma escola de pós-graduação lato sensu da Itália, voltada para a formação de profissionais nas diversas áreas da Fonoaudiologia. Os diretores da Logos Academy, Luca Leandro e Paola Perrone e a professora da Logos Academy, Claudia Ferreira, estão acompanhando o curso na FOB-USP.
Para participar do curso, a Logos Academy utiliza os seguintes critérios de seleção: o aluno deve ter finalizado 150 horas de curso online; passar por uma avaliação da real motivação para fazer o curso; ser procedente de diferentes regiões geográficas da Itália e ter o desejo de se destacar na área de motricidade orofacial na Itália.
Motricidade Orofacial
A motricidade orofacial é uma especialidade da fonoaudiologia focada na prevenção, avaliação e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca, face e pescoço. O fonoaudiólogo atua no equilíbrio muscular e no aprimoramento de funções vitais como respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala.

Stefania, professora Ana Paula, professora Roberta Martinelli, Elisa e Giulia/Divulgação
As 12 fonoaudiólogas italianas já são graduadas em Fonoaudiologia e atuam em consultório particular, hospital e em algumas instituições de todas as regiões da Itália. A professora Ana Paula destaca a importância da participação das profissionais, porque elas atuam como difusoras da área de motricidade orofacial, tendo em vista a escassez de profissionais nessa área em toda a Europa e principalmente na Itália.
Ana Paula acrescenta que “trata-se de um curso de imersão e atualização, onde elas vão atuar na prática da motricidade orofacial voltada para casos odontológicos. Esse aprendizado é realizado dentro das clínicas odontológicas e na clínica fonoaudiológica, em atendimento direto aos pacientes. Ou seja, é um curso prático voltado para casos odontológicos com o objetivo de trazer atualização na área da motricidade orofacial em termos de avaliação, diagnóstico, e intervenção nos distúrbios de respiração, mastigação, deglutição e fala em casos com alterações odontológicas.”
O curso é realizado na FOB-USP, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e além das atividades em clínica, também são desenvolvidas atividades em laboratório com as avaliações instrumentais da respiração, mastigação e da fala.
Além disso, a programação conta com uma visita à Unidade Centrinho do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru), para acesso às técnicas instrumentais do Laboratório de Fisiologia voltado para a respiração.
Participam como ministrantes os professores do Curso de Odontologia da FOB-USP: Camila da Silveira Massaro, Daniela Garib, Daniela Rios Honório, Paulo Cesar Rodrigues Conti e Renato Yaedú, a doutoranda Isabele Grizo e o professor Valdei Suedam egresso da FOB-USP.
Do Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP, além das professoras Ana Paula Fukushiro e Giédre Berretin são ministrantes a professora Roberta Martinelli, egressa da pós-graduação da FOB-USP, Doutora Raquel Rodrigues e o doutorando Felipe Inostroza-Alende.
Marianne Ramalho, MTb.15.744

