Integrantes da Comissão de Recepção aos Calouros, autoridades do campus, professores e servidores técnico-administrativos que colaboraram com a realização da Semana/Foto: Divulgação
No dia 12 de maio, durante reunião na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), o reitor, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, fez a entrega de Menção Honrosa à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e à Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) pelas atividades programadas e executadas na Semana de Recepção aos Calouros de 2026.
As faculdades foram representadas na reunião, respectivamente, pelo professor Sergio Kiyoshi Ishikiriama, vice-presidente da Comissão de Graduação da FOB-USP, e pela professora Alessandra Mazzo, presidente da Comissão de Graduação da FMBRU-USP.
Com o tema “É sua vez de voar mais alto”, no período de 22 a 26 de fevereiro, o campus recebeu 145 novos estudantes: 60 do curso de Medicina da FMBRU-USP, 50 de Odontologia e 35 de Fonoaudiologia, ambos da FOB-USP.

Da esquerda para à direita: Rosali Malaspina Azevedo Silva (FMBRU), Karin Hermana Neppelenbroek (Prefeita do Campus), José Sebastião dos Santos (Diretor da FMBRU), Rodrigo Cardoso de Oliveira (Diretor da FOB), Heitor Marques Honório (Vice-diretor da FOB), Alessandra Mazzo (Presidente da Comissão de Graduação da FMBRU), Cristiane Becari (Presidente da Comissão de Recepção aos Calouros) e o então professor da FMBRU, Ênio Luis Damaso, atual professor da FMRP Foto: Divulgação
A professora Christiane Becari, presidente da Comissão de Recepção aos Calouros, responsável pela organização da Semana, afirma que “a Menção Honrosa representa o reconhecimento de um trabalho verdadeiramente coletivo. Gostaria de agradecer especialmente às diretorias da FOB-USP e da FMBRU-USP, à prefeita do campus e a equipe da Prefeitura do Campus pelo apoio. Estendo esse agradecimento a todos os docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes que contribuíram para o planejamento e a realização de uma recepção tão cuidadosa, acolhedora e significativa.”
Destaques da Semana
No texto abaixo, a professora Christiane faz uma avaliação geral dos principais destaques da Semana de Recepção aos Calouros 2026.
Segundo a professora, a Semana foi marcada por um conjunto de ações que contribuíram de forma muito significativa para o acolhimento dos estudantes, o fortalecimento de sua identificação com a futura profissão e com a universidade pública, a integração entre os diferentes segmentos da comunidade universitária e o compromisso social da Universidade.
Entre as iniciativas que proporcionaram retorno direto à sociedade, merece destaque a atividade “Pintando o Futuro”, realizada na Praça Vitória Régia. Os estudantes participaram da revitalização das arquibancadas do teatro, contribuindo para a preservação de um espaço público muito importante e frequentado pela população de Bauru, pela comunidade universitária e também por pacientes e familiares atendidos no Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru). Foi uma iniciativa especialmente simbólica por mostrar aos calouros, logo no início da vida universitária, que estudar em uma universidade pública significa assumir compromisso com a sociedade, com a cidadania e com a responsabilidade social.
As ações solidárias também tiveram grande relevância. Neste ano, alcançamos uma arrecadação recorde de alimentos e produtos de limpeza, posteriormente destinados à PROFIS e aos moradores do Assentamento Vila Cristiana. Essa mobilização demonstrou a força do trabalho coletivo e reafirmou a solidariedade como um dos pilares da recepção aos novos estudantes.
Entre as diversas atividades desenvolvidas ao longo da programação, “Trajetórias de Vidas” foi uma das que mais favoreceram a aproximação dos calouros com a profissão escolhida. Nesse encontro, os dirigentes da FOB-USP e da FMBRU-USP e a chefe do Departamento de Fonoaudiologia compartilharam suas histórias pessoais, acadêmicas e profissionais. Foram relatos muito humanos e inspiradores, que despertaram identificação, emoção e propósito. Muitos estudantes puderam se reconhecer nessas trajetórias e fortalecer a convicção de que fizeram uma boa escolha ao ingressar na Odontologia, na Fonoaudiologia e na Medicina.
Outro aspecto marcante foi a integração entre os estudantes. Esse processo já começou no domingo, durante a abertura oficial da Semana, no Complexo Desportivo do campus, preparado com muito carinho para receber estudantes e familiares. A recepção no campo de futebol, a apresentação da Bateria e as atividades organizadas pelos veteranos criaram, desde o primeiro momento, um ambiente de acolhimento, alegria e pertencimento.
Ao longo da programação, os calouros tiveram inúmeras oportunidades de conhecer e conviver não apenas com os veteranos de seus próprios cursos, mas também com estudantes da Odontologia, da Fonoaudiologia e da Medicina. Essa integração esteve presente no apadrinhamento, nos bate-papos, no tour “Conhecendo o campus de mãos dadas”, na oficina “Fio da Amizade”, nas atividades esportivas, culturais e solidárias, na Pizzada de Integração e no Espetinho Integração com Show Musical. Esses encontros favoreceram a troca de experiências e a construção de vínculos entre estudantes de diferentes cursos e etapas da graduação.
Também merecem destaque as atividades voltadas à saúde mental, à diversidade e ao bem-estar, que promoveram reflexões fundamentais para estudantes que estão iniciando cursos exigentes na área da saúde. A programação contemplou ainda a prática de yoga, os “Círculos Ubuntu: Acolhimento e Diversidade para os Calouros” e a apresentação dos currículos, dos programas de bolsas e auxílios, dos PETs, das ligas acadêmicas, dos centros acadêmicos, das atléticas, das empresas juniores e das diversas possibilidades de participação na vida universitária.
A integração entre a FOB-USP, a FMBRU-USP e a Prefeitura do Campus foi essencial para o sucesso da Semana. As atividades conjuntas permitiram que os ingressantes da Odontologia, da Fonoaudiologia e da Medicina se reconhecessem como parte de um mesmo campus e começassem a construir vínculos que ultrapassam os limites de seus próprios cursos.
Profa. Dra. Christiane Becari, presidente da Comissão de Recepção aos Calouros

