Alunas da FOB premiadas em Simpósio Internacional

Professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres, orientadora, ladeada pelas pesquisadoras Franciny Querobim Ionta (esq) e Ana Célia Panveloski Costa.

As alunas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) Ana Célia Panveloski Costa e Franciny Querobim Ionta receberam menção honrosa no 19º SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Os trabalhos premiados integram a área de Saúde Coletiva/Odontologia, respectivamente em Epidemiologia e Odontologia Preventiva.

O 19º SIICUSP foi realizado no Centro de Convenções da USP, em Ribeirão Preto, no período de 21 a 25 de setembro.  Costa apresentou o trabalho intitulado “Impacto da saúde bucal e do estado nutricional na qualidade de vida de mulheres”, e contou com a participação da doutoranda Patrícia Garcia de Moura Grec.

O trabalho de Ionta aborda o “Efeito da euclea natalensis em dentina bovina erodida, in vitro”, e teve a contribuição da doutoranda Juliane Avansini Marsicano. Ambos foram orientados pela professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres.

A orientadora informa que o projeto “Impacto da saúde bucal e do estado nutricional na qualidade de vida de mulheres” é um tema de extrema relevância, uma vez que teve por objetivo investigar a questão da obesidade e sua influencia na qualidade de vida de mulheres. “Destaca-se que a obesidade é doença crônica que vem aumento em todo o mundo e que se tornou um problema de saúde pública”.

Já o trabalho “Efeito da euclea natalensis em dentina bovina erodida, in vitro?”, está relacionado a uma planta encontrada na região sul da África. “As raízes desta planta são utilizadas na higiene bucal nas regiões mais carentes de Moçambique. Alguns relatos demonstraram sua ação em relação à cárie dentária e a doença periodontal.

Entretanto, não havia estudo no mundo que tivesse investigado o efeito da eucela natalensis antes de desafios erosivos para minimizar a perda de estrutura dentária”, diz Peres. Os resultados, promissores, abrem novas possibilidades de investigação nesse campo. A pesquisa recebeu o apoio PIBIC/CNPq e Auxílio Fapesp.

Luís Victorelli (MTb 21.656)
Arte: Daniel Gregório