‘A magia da Páscoa’ invade Centrinho

Na próxima quinta-feira, 5/4, nos períodos da manhã e da tarde, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP/Centrinho) promoverá atividades alusivas à Páscoa, envolvendo pacientes, acompanhantes e funcionários.

A programação contempla áreas de atendimento de anomalias craniofaciais e de deficiências auditivas com visita do coelhinho da Páscoa e coelhinhas ajudantes, a partir das 8h30, por setores como Brinquedoteca da Recreação, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Berçário e ambulatório de anomalias craniofaciais. O coelhinho também visitará o ambulatório da Divisão de Saúde Auditiva do Centrinho-USP (localizado no Jardim Panorama, em Bauru-SP) às 8h30 e às 14h30, e a Seção de Implante Coclear, onde os pacientes implantados ganharão ovos de Páscoa a partir das 10h. Serão distribuídos 150 ovos de Páscoa, ao todo.

No pátio interno do Hospital, às 15h, o padre Enedir Gonçalves Moreira irá celebrar a tradicional missa de lava-pés. Na ocasião, o nome do médico Domingos Lamônica Neto, que faleceu no dia 27/3, será lembrado.

Peça aborda amor e respeito às diferenças
Para a equipe do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP, a data religiosa entra no calendário como mais uma oportunidade de desenvolver ações educativas e lúdicas com pacientes que têm algum tipo de perda auditiva e necessitam de estimulações constantes para aprender a ouvir e a falar e para assimilar conceitos abstratos, como, por exemplo, amor, respeito e amizade. Com essa meta, unidades como o Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau) e o Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh) organizaram uma “aula” diferente para seus usuários nesta quinta-feira, 5, a partir das 8h30.

Entre as atividades previstas para as 38 crianças usuárias de aparelhos auditivos ou de implante coclear que participam do Cedau está a apresentação da peça teatral “A magia da Páscoa”, encenada por seis pedagogas do Centro. Na peça, a Bruxa Má acaba prendendo as coelhas que preparavam os ovinhos e avisa que não haverá mais Páscoa. Para combater a raiva da bruxa entra em ação a Fada Azul, que com seu amor e carinho acaba transformando a bruxa numa boa pessoa. “Valores como amor, compreensão e respeito às diferenças estão embutidos na peça”, conta a pedagoga Maria José Monteiro Benjamin Buffa, chefe do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP. Toca do coelho e caça ao tesouro de chocolate também fazem parte da programação.

História da Páscoa em Libras
Para as 29 crianças e jovens do Nirh, com surdez, o instrutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Núcleo contará a história da Páscoa, com recursos de projetor multimídia, a partir das 13h30. O objetivo é abordar com os jovens a simbologia da Páscoa para ampliar a compreensão do tema e desvincular o caráter puramente comercial da data.

Depois da apresentação, os alunos serão orientados a fazer cartões de Páscoa para presentear suas famílias e ganharão ovos de chocolate. No final das atividades do Cedau e do Nirh, serão servidos cachorro quente, bolo e sorvete de chocolate.

O Centrinho-USP fica na Rua Silvio Marchione, 3-20 – Vila Universitária, Bauru-SP. O Cedau fica na Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60 – Vila Universitária, Bauru-SP. As atividades são destinadas aos pacientes que estiverem no Hospital nesta data.

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)
Foto: Arquivo SerCom / Centrinho-USP