USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Higiene das mãos é tema de palestra no Centrinho

Embora possa parecer uma atividade banal, o ato de lavar as mãos é capaz de evitar uma série de doenças e a transmissão de infecções. A regra é simples: antes e após refeições, antes e após usar o banheiro, ao chegar no trabalho e ao voltar para a casa e todas as vezes que tossir é preciso lavar as mãos. E lavar direito. Isso vale para todas as pessoas.

Num ambiente hospitalar, então, os cuidados devem ser redobrados. Só assim é possível evitar as temíveis infecções hospitalares. “O descuido é a principal porta de entrada para infecções”, afirma a enfermeira Márcia Regina Rodrigues Regina, da equipe do Centrinho-USP. A “higiene das mãos” será tema de palestra da enfermeira Márcia Regina, na próxima quinta-feira (26/4),   às 9h, no setor de Recreação do Hospital.

Entre as dicas, dez passos são destacados: água, sabonete, esfregar as palmas, o dorso, entre os dedos, os polegares, a ponta dos dedos. Na hora de enxugar, cuidado para não encostar na pia. E por último: secar bem as mãos. O evento faz referência ao Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado em 07 de abril. Podem participar pacientes e funcionários do Centrinho-USP.

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)