O médico José Eduardo Bergami Antunes, que atua no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP como intensivista, mas também é especialista em Pneumologia, marcará o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo (31 de maio) com uma palestra dirigida a pacientes e funcionários do Hospital. O evento vai ocorrer na quinta-feira (31), na sala de Atividade Dramática do setor de Recreação do Centrinho-USP, às 9 horas. A atividade é restrita ao público interno do Hospital.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O tabagismo é diretamente responsável por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica.
Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, número que não pára de aumentar. Leia mais: http://www.inca.gov.br.
Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)