USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro discute direitos das pessoas com deficiência

Nesta sexta-feira, 3 de agosto, será realizado em Bauru o “VIII Encontro da Rede Nacional de Associações de Pais e Portadores de Fissuras Lábio Palatais (Rede Profis)”. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite (lançado pelo Governo Federal em novembro de 2011) e o Projeto de Elaboração de Instrumento de Classificação de Pessoas com Deficiência (com parâmetros que permitam definir graus de funcionalidade para a aplicação em políticas públicas) estão entre os principais assuntos em pauta.

Voltado a representantes de associações de pais e pessoas com anomalias craniofaciais e/ou deficiência auditiva e a profissionais e alunos da área de Serviço Social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), o evento acontece das 13h30 às 18h, no setor de Pós-Graduação do Centrinho-USP.

O objetivo do Encontro é favorecer o desenvolvimento das associações e propiciar um espaço para a troca de conhecimento e experiências entre especialistas e o público, a partir de mesas redondas, palestras e discussões de temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência.

Entre os convidados estão representantes de órgãos da área das esferas federal, estadual e municipal, como o diretor do Departamento de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto John Gonçalves da Silva; o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Wanderley Marques de Assis; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bauru, Eduardo Jannone da Silva; e da assessora jurídica da Rede Profis, Claudia Berbert Campos. Inscrições e informações: site www.redeprofis.com.br ou telefone (14) 3234-5699.

Cartilha
Durante o Encontro, será lançada a cartilha “Você tem direito a suplemento alimentar de graça”, de autoria de Suely Prieto de Barros, nutricionista do Centrinho-USP; Mario Cesar Carvalho Pinto, mestre em Direito Político e Econômico com ênfase em Direitos Humanos, advogado e teólogo; e Luiz Alberto David de Araújo, professor titular de Direito Constitucional da PUC-SP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino (ITE).

A cartilha contém orientações para facilitar a obtenção de suplementos alimentares e alimentos especiais, gratuitamente (pela rede básica de saúde), para pessoas que deles necessitem, como bebês nascidos com fissura labiopalatina ou outras anomalias e síndromes associadas, pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos que necessitem de dieta líquida, entre outras. A cartilha será disponibilizada a todos os interessados nos sites www.centrinho.usp.br e www.redeprofis.com.br.

Serviço:
VIII Encontro da Rede Nacional de Associações de Pais e Portadores de Fissuras Lábio Palatais (Rede Profis)
Quando:
 3/8/2012, das 13h30 às 18h
Onde: Setor de Pós-Graduação do Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru-SP)
Realização: Rede Profis
Informações e inscrições: site www.redeprofis.com.br ou telefone (14) 3234-5699

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)