USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho recebe grupo da Universidade de Michigan

foto: Fernando Tamarozzi, SerCom Centrinho-USP

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu, na última semana, a visita de um grupo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan (Estados Unidos). Composto pela professora Katherine Kelly, diretora da área de Ortodontia da equipe de anomalias craniofaciais, e pelas alunas de graduação Lauren Ehardt e Priyanka Iyer, o grupo permaneceu no Centrinho-USP de 27 a 31 agosto e teve a oportunidade de conhecer, in loco, o protocolo de tratamento seguido pela instituição.

Durante o intercâmbio, as alunas realizaram estágio supervisionado em todas as especialidades odontológicas oferecidas no Hospital, assistiram a cirurgias plásticas e de enxerto ósseo e participaram de disciplina ministrada em Inglês intitulada “Multidisciplinary Rehabilitation of Cleft Lip and Palate” (“Reabilitação Multidisciplinar de Fissura Labiopalatina”). Na semana anterior, o grupo também esteve na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, unidade que já tem convênio firmado com a Universidade de Michigan.

De acordo com a presidente da Comissão de Pós-Graduação do Centrinho-USP e docente da FOB-USP, Daniela Gamba Garib Carreira, durante a visita também foi discutida a adição do Hospital ao convênio, para desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e intercâmbio de estudantes de pós-graduação, o que deve ser celebrado em breve.

Na foto, da esquerda para a direita: a professora Katherine Kelly, diretora da área de Ortodontia da equipe de anomalias craniofaciais da Universidade de Michigan; as alunas de graduação em Odontologia da Universidade de Michigan Lauren Ehardt e Priyanka Iyer; a presidente da Comissão de Pós-Graduação do Centrinho-USP, Daniela Gamba Garib Carreira; e o chefe técnico da Divisão Administrativo-Financeira e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP, João Henrique Nogueira Pinto, na Superintendência do Hospital.

Em Michigan
Além da visita ao Centrinho-USP na última semana, o Hospital tem uma doutoranda realizando intercâmbio na Universidade de Michigan. Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, que também é ortodontista no Centrinho-USP, está conhecendo, de 12 de agosto a 14 de setembro, uma tecnologia para sobreposição de imagens tomográficas em 3D, para avaliar os efeitos de um expansor ortopédico maxilar que produz expansões diferenciais na região anterior e posterior do arco dentário em pacientes com fissura labiopalatina.

Com design inédito e desenvolvido por especialistas do Hospital, o aparelho teve depositado o pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em março do ano passado e conquistou, em novembro, a Olimpíada USP de Inovação 2011, na categoria “Tecnologias da Saúde e Biológicas”. O expansor permite reduzir em 50% (de um ano para seis meses) o tempo de tratamento de pessoas com estreitamento do palato (céu da boca), problema presente em cerca de 90% dos indivíduos nascidos com fissura labiopalatina e em 20% das pessoas que nasceram sem fissura, que pode afetar a função mastigatória e a própria estética do sorriso.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Fernando Tamarozzi, SerCom Centrinho-USP